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dc.contributor.authorFreire, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorVasconcelos, Kamilla Lima-
dc.date.accessioned2021-05-27T21:30:35Z-
dc.date.available2021-05-27T21:30:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFREIRE, Reuber Arrais; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; VASCONCELOS, Kamilla Lima. Avaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas compostas por agregados miúdos com diferentes tamanhos máximos nominais. Transportes, São Paulo-SP, v. 22, n. 3 p. 117–127, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI 10.14295/transportes.v22i3.791-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58689-
dc.description.abstractThe fatigue cracking could be related to a small-scale phenomenon (microcracks). Authors have used the fine portion of the hot mix asphalt (HMA), known as fine aggregate matrix (FAM), to estimate the HMA behavior. This study aims to evaluate the influence of the nominal maximum size (NMS) of the fine aggregates in the HMA cracking resistance. As from the HMA design, three corresponding FAMs with different aggregates’ NMS were designed. As higher is the NMS ofFAM, the lower is the binder content. The FAMs were subjected to the semicircular bending fracture test in order to measure the dissipated energy during the crack propagation at two temperatures: 15 and 25°C. The results at 15°C indicated that as the NMS decreases, the HMA resistance to cracking increases. At 25°C, it is believed that other damage mechanisms occur simultaneously, making difficult the mixtures ranking based on the NMSpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrincamentopt_BR
dc.subjectMatriz de Agregados Finos (MAF)pt_BR
dc.subjectTamanho Máximo Nominal (TMN)pt_BR
dc.titleAvaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas compostas por agregados miúdos com diferentes tamanhos máximos nominaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trincamento por fadiga em misturas asfálticas pode estar relacionado a fenômenos de pequena escala (mi-crotrincas). Autores têm utilizado a parte fina de misturas asfálticas, denominada Matriz de Agregados Finos (MAF), para estimar o comportamento das mesmas. O objetivo desse estudo é avaliar a influência do Tamanho Máximo Nominal (TMN) dos agregados miúdos na resistência ao trincamento de misturas asfálticas. A partir da dosagem de um Concreto Asfáltico (CA), foram dosadas três MAFs com diferentes TMNs. Para maiores TMNs, menores foram os teores de ligante asfáltico obtidos. As MAFs foram submetidas a ensaios de fratura em semicírculo, a fim de medir a energia dissipada durante o trincamento, em duas temperaturas: 15 e 25°C. Os resultados indicaram que, para 15°C, quanto menor o TMN, maior foi a resistência ao trincamento das misturas asfálticas. Para 25°C, acredita-se que outros mecanismos de dano ocorreram simultaneamente, dificultando a hierarquização das misturas asfálticas pelo TMpt_BR
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