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Tipo: Dissertação
Título: A narrativa da memória sobre a ditadura civil-militar no Brasil em Tropical Sol da Liberdade, de Ana Maria Machado
Autor(es): Freitas, Johny Paiva
Orientador: Fernandes, Geraldo Augusto
Coorientador: Duarte, Ana Rita Fonteles
Palavras-chave: Machado, Ana Maria, 1941-. Tropical sol da liberdade - Crítica e interpretação;Memória coletiva - Brasil;Brasil - História - 1964-1985
Data do documento: 2021
Citação: FREITAS, Johny Paiva. A narrativa da memória sobre a ditadura civil-militar no Brasil em Tropical Sol da Liberdade, de Ana Maria Machado. Orientador: Geraldo Augusto Fernandes. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar os modos pelos quais os discursos da memória acerca da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) são construídos durante o enredo de Tropical Sol da Liberdade, romance da autora Ana Maria Machado, publicado pela primeira vez em 1988, três anos após o término oficial do regime militar. Em consonância, busca-se também analisar como a ação de rememorar e sua capacidade de articular diferentes temporalidades vai se transformando ao longo da trama em elemento estruturante e estruturador da própria forma romanesca. Desse modo, nossa hipótese inicial é que a memória, transmutada pela ficção de Ana Maria Machado, não só (re) cria o passado ditatorial, mas também opera temporalidade como textualidade, implicando diretamente a maneira de narrar, estruturar e organizar os eventos. Sendo assim, nosso problema de pesquisa se envereda por duas direções confluentes: a primeira delas busca compreender as potencialidades do ato de recordar na configuração narrativa da obra aqui em estudo; e a segunda visa analisar as estratégias de escrita mobilizadas por Ana Maria Machado para compor uma narrativa complexa e densa acerca da ditadura brasileira. Para tanto, nos atentamos aos diferentes estratos que compõem a escritura dessa obra, a saber: o (auto)biográfico, o histórico, o político, o social, os quais são amalgamados durante a fabricação do seu texto literário. No intuito de estabelecer os pontos de contato, de distanciamento e de possíveis tensões entre os diferentes níveis de composição do romance Tropical Sol da Liberdade, alguns diálogos teóricos foram fundamentais, tanto aqueles alocados na seara dos estudos literários quanto os pertencentes a outras áreas do conhecimento, como História, Ciências Socais e Filosofia. Dentre tais pesquisas, destacam-se Regina Dalcastgnè (1996), Júlio Pimentel Pinto (1998; 2001), Jeanne Marie Gagnebin (2009), Ilma Socorro Gonçalves Vieira (2013), Ettore Finazzi- Agrò (2014), Régis Ramos (2014), Eurídice Figueiredo (2017), Ricardo Barbarena (2018), Paul John Eakin (2019). É através da escolha dessa fundamentação teórica interdisciplinar e de uma metodologia comparativista e tensiva entre a literatura e outros saberes que esta pesquisa adensa suas reflexões e visa contribuir com os estudos futuros acerca das relações entre literatura, história, memória e ditadura civil-militar brasileira.
Abstract: This dissertation aims to investigate the ways in which memory discourses about the civil military dictatorship in Brazil (1964-1985) are constructed during the plot of Tropical Sol da Liberdade, a novel by author Ana Maria Machado, published for the first time in 1988, three years after the official end of the military regime. Accordingly, it also seeks to analyze how the action of remembering and its ability to articulate different temporalities is transformed throughout the plot into a structuring and structuring element of the novel's own form. Thus, our initial hypothesis is that memory, transmuted by the fiction of Ana Maria Machado, not only (re) creates the dictatorial past, but also operates temporality as textuality, directly implying the way of narrating, structuring and organizing events. Therefore, our research problem goes in two confluent directions: the first one seeks to understand the potential of the act of remembering in the narrative configuration of the work under study; and the second aims to analyze the writing strategies mobilized by Ana Maria Machado to compose a complex and dense narrative about the Brazilian dictatorship. Therefore, we pay attention to the different strata that make up the writing of this work, namely: the (auto) biographical, the historical, the political, the social, which are amalgamated during the manufacture of its literary text. In order to establish the points of contact, distance and possible tensions between the different levels of composition of the novel Tropical Sol da Liberdade, some theoretical dialogues were essential, both those in the field of literary studies and those belonging to other areas of knowledge , such as History, Social Sciences and Philosophy. Among such researches, we highlight Regina Dalcastgnè (1996), Júlio Pimentel Pinto (1998; 2001), Jeanne Marie Gagnebin (2009), Ilma Socorro Gonçalves Vieira (2013), Ettore Finazzi-Agrò (2014), Régis Ramos (2014) , Eurídice Figueiredo (2017), Ricardo Barbarena (2018), Paul John Eakin (2019). It is through the choice of this interdisciplinary theoretical foundation and a comparative and tense methodology between literature and other knowledge that this research thickens its reflections and aims to contribute to future studies on the relationships between literature, history, memory and Brazilian civil-military dictatorship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58684
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