Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Helry Luvillany Fontenele-
dc.contributor.authorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorOliveira, Mona Lisa Moura de-
dc.contributor.authorCavalcante, Francisco Sales Ávila-
dc.contributor.authorAraújo, Rinaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-25T16:44:42Z-
dc.date.available2021-05-25T16:44:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDIAS, Helry Luvillany Fontenele; BERTONCINI, Bruno Vieira; OLIVEIRA, Mona Lisa Moura de; CAVALCANTE, Francisco Sales Ávila; ARAÚJO, Rinaldo dos Santos. Procedimento para coleta dinâmica embarcada de emissões provenientes de veículos transportadores de carga em área urbana. Transportes, São Paulo-SP, v. 23, n. 3, p. 18-25, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v23i3.888-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58627-
dc.description.abstractThis article is inserted on the study of emissions of air pollutants from the freight transport vehicles traffic in urban areas. The motivation for this research is due to the fact that the emission analyzes are generally performed in static state, not representing with adequate accuracy the behavior of emissions generated in a common path. Thus, was attempted to build an emission collection procedures that could be applied to the moving vehicle, considering the particularities of pollutants from diesel engines, commonly used in cargo trucks. For such, a system made up of existing equipment and other developed in the research was proposed. Such system is capable of performing, shipped on vehicle, the collection of pollutants released in the exhaust while the vehicle normally carries out its operations and movements, especially considering the majorpollutants coming from diesel engines, such as NOx and Particulate Matter. The data collected indicate that the legislation is not being respected in terms of Particulate Matter, whose collected amount is above the reference.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVeículos de cargapt_BR
dc.subjectEmissões de veículospt_BR
dc.subjectColeta dinâmicapt_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.subjectMotores diesel - Poluiçãopt_BR
dc.titleProcedimento para coleta dinâmica embarcada deemissões provenientes de veículos transportadoresde carga em área urbanapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo insere-se no estudo das emissões de poluentes atmosféricos provenientes do tráfego de veículos transportadores de carga em áreas urbanas. A motivação desta pesquisa deve-se ao fato de que as análises de emissões são, geralmente, realizadas de maneira estática, não representando com adequada precisão o comportamento das emissões geradas em um percurso comum. Assim, buscou-se construir um procedimento de coleta de emissões capaz de ser aplicada com o veículo em movimento, considerando as particularidades dos poluentes provenientes de motores ciclo diesel, comumente utilizados em veículos de carga. Para tal, um sistema formado por equipamentos já existentes e outros desenvolvidos na pesquisa foi proposto. Tal sistema é capaz de realizar, de maneira embarcada, a coleta dos poluentes liberados no escapamentoenquanto o veículo realiza normalmente sua operação e seus movimentos, sobretudo considerando os principais poluentes advindos de motores a diesel, como NOx e Materiais Particulados. Os dados coletados indicam que a legislação em vigor não está sendo respeitada em termos de Material Particulado, cujo valor coletado está acima da referência.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_hlfdias.pdf771,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.