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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Diniz, Julia Ferreira Lobão | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T12:06:09Z | - |
dc.date.available | 2021-05-24T12:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Júlia Ferreira Lobão. Gabriele D’Annunzio: cidade e ruína decadentista. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 322-334, jan./mar. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58587 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gabriele D’Annunzio | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Roma | pt_BR |
dc.subject | Città | pt_BR |
dc.title | Gabriele D’Annunzio: cidade e ruína decadentista | pt_BR |
dc.title.alternative | Gabriele D’Annunzio: città e rovina decadentista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Gabriele D’Annunzio foi uma das contribuições mais marcantes da literatura italiana e, dada a sua exitosa produção, é possível dizer que o autor influenciou permanentemente toda uma geração de artistas. Seu deslumbramento com a cidade de Roma se manifesta em inúmeras obras – romanescas e poéticas –, dentre as quais, a mais celebrada de sua carreira, Il Piacere (1889), que funciona como uma Ode aos encantos do antigo Império. Entretanto, D’Annunzio não se dedicaria somente a cantar a beleza de Roma: em diversos escritos, seu amor pela cidade transforma-se em indignação e denúncia diante da ruína iminente que os processos de urbanização portariam. Para este artigo, interessam os escritos acerca da destruição da Vila Ludovisia, uma vila senhorial dotada de inúmeros jardins e palacetes que, apesar de ter sido louvada por autores como Goethe e Stendhal, foi loteada e demolida. Em D’Annunzio, a ruína da cidade se manifesta mais amplamente nos romances Giovanni Episcopo (1891), Le vergini delle rocce (1896) e em inúmeras crônicas jornalísticas e é através desses vestígios que pretendo demonstrar como se manifestou o artista decadente frente à ameaça de aniquilamento causada pela grande febre de construções que marcou a virada do século XIX para o XX. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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