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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Edson Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T11:40:27Z | - |
dc.date.available | 2021-05-24T11:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edson Santos. Ancestralidade contemporânea em Black Brecht, de Dione Carlos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 97-102, out./dez, 2020. Resenha da obra de: CARLOS. Dione. Black Brecht: e se Brecht fosse negro? São Paulo: GLAC edições, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58583 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia Negra | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.title | Resenha Ancestralidade contemporânea em Black Brecht, de Dione Carlos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A arte cria ressignificações, reorganiza experiências, reinventa vidas e reescreve a História. Estes dados se intensificam quando se está diante das artes cênicas, que, desde 2018, com a publicação da obra Dramaturgia Negra,assinala um movimento sem volta nos palcos brasileiros: a presença vigorosa dos negros em todas as etapas de produção de um texto teatral, ou seja, da elaboração do texto à efetiva encenação. Cabe assinalar ainda a criação de vários coletivos referentes a esse tema, sobretudo aqueles gestados nas periferias. Entretanto, a luta por um teatro negro não vem de agora e,nesse campo, o nome de Abdias do Nascimento assume destaque.Foi com esse autor que nasceu o Teatro Experimental do Negro, o TEN, que teve em seu nascedouro o objetivo de introduzir o herói negro com seu potencial trágico e lírico nos palcos brasileiros e na literatura dramática do país. E quem eram esses heróis negros? Eram empregadas domésticas, típicas mulheres negras, nas palavras de Abdias. Além delas, muitos trabalhadores e negros modestos, alguns analfabetos que se transformaram em atores dramáticos de alta qualidade. Com esses heróis negros, teve fim um costume no teatro brasileiro, que era o de pintar de preto a cara de atores brancos para interpretar personagens negros. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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