Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edson Santos-
dc.date.accessioned2021-05-24T11:40:27Z-
dc.date.available2021-05-24T11:40:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Santos. Ancestralidade contemporânea em Black Brecht, de Dione Carlos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 97-102, out./dez, 2020. Resenha da obra de: CARLOS. Dione. Black Brecht: e se Brecht fosse negro? São Paulo: GLAC edições, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58583-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgia Negrapt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.titleResenha Ancestralidade contemporânea em Black Brecht, de Dione Carlospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA arte cria ressignificações, reorganiza experiências, reinventa vidas e reescreve a História. Estes dados se intensificam quando se está diante das artes cênicas, que, desde 2018, com a publicação da obra Dramaturgia Negra,assinala um movimento sem volta nos palcos brasileiros: a presença vigorosa dos negros em todas as etapas de produção de um texto teatral, ou seja, da elaboração do texto à efetiva encenação. Cabe assinalar ainda a criação de vários coletivos referentes a esse tema, sobretudo aqueles gestados nas periferias. Entretanto, a luta por um teatro negro não vem de agora e,nesse campo, o nome de Abdias do Nascimento assume destaque.Foi com esse autor que nasceu o Teatro Experimental do Negro, o TEN, que teve em seu nascedouro o objetivo de introduzir o herói negro com seu potencial trágico e lírico nos palcos brasileiros e na literatura dramática do país. E quem eram esses heróis negros? Eram empregadas domésticas, típicas mulheres negras, nas palavras de Abdias. Além delas, muitos trabalhadores e negros modestos, alguns analfabetos que se transformaram em atores dramáticos de alta qualidade. Com esses heróis negros, teve fim um costume no teatro brasileiro, que era o de pintar de preto a cara de atores brancos para interpretar personagens negros. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_essilva.pdf362,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.