Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58568
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Memórias de guerra: (res)sentimentos e revolta na escrita de Langidila |
Autor(es): | Antônio, Mateus Pedro Pimpão |
Palavras-chave: | Memórias;Guerra;Ressentimentos;Revolta;Langidila;Memories;War;Resentments;Revolt |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Ciências Sociais |
Citação: | ANTÔNIO, Mateus Pedro Pimpão. Memórias de guerra: (res)sentimentos e revolta na escrita de Langidila. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, p. 83-107, mar./jun. 2021. |
Resumo: | Nosso estudo está baseado em duas obras, nomeadamente:Diário de um exílio sem regresso (2003) e Cartas de Langidila e outros documentos (2004), ambas da ex-guerrilheira angolana Deolinda Rodrigues (1939-1967). Refletindo, num sentido amplo, sobre as memórias da guerra colonial, pretendemos analisar especificamente sobre como a escrita de Deolinda Rodrigues faz emergir os (res)sentimentos e a revolta dos angolanos contra o sistema colonial português no início da primeira metade do século XX. |
Abstract: | This study is based on two works, namely: Diáriode um exílio sem regresso (2003) and Cartas de Langidila e outros documentos (2004), both by Deolinda Rodrigues (1939-1967), Angolan ex guerrilla. Reflecting, in a broad sense, on the memories of the colonial war, we intend to analyze specifically how Deolinda Rodrigues’ writing brings out the resentment and revolt of Angolans against the Portuguese colonial system at the beginning of the first half of the 20th century. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58568 |
ISSN: | 2318¬4620 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mppantónio.pdf | 194,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.