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dc.contributor.authorGomes, Marcos José Timbó Lima-
dc.contributor.authorTorres, Caio Assunção-
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.date.accessioned2021-05-21T18:56:59Z-
dc.date.available2021-05-21T18:56:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES, Marcos José Timbó Lima; TORRES, Caio Assunção; CUNTO, Flávio José Craveiro. Avaliação da dependência espacial na modelagem do desempenho da segurança viária em zonas de tráfego. Transportes, São Paulo-SP, v. 24, n. 4, p. 49-56, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v24i4.1110-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58557-
dc.description.abstractA common technique used in the modeling process of the Road Safety Performance at the planning level is the Generalized Linear Models (GLM) procedure with the assumption of negative binomial error distribution. A main limitation of this technique, which is the no consideration of spatial effects, has been overcome by the use of local spatial models such as the Geographically Weighted Poisson Regression (GWPR). This work aims to present a comparative analysis between non spatial global and spatial local accident prediction models focused to estimate the safety performance of traffic accident zones of Fortaleza city. Models were calibrated to thedependent variable total accidents and accidents with victims and the results showed that GWPR models performed better than GLM on measures of adjustment and the reduction of residual spatial autocorrelation, being able to capture the spatial heterogeneity in the frequency of accidents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelagem da segurança viáriapt_BR
dc.subjectAutocorrelação espacialpt_BR
dc.subjectModelo espacial localpt_BR
dc.titleAvaliação da dependência espacial na modelagem do desempenho da segurança viária em zonas de tráfegopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma técnica comumente usada no processo de modelagem do Desempenho da Segurança Viária (DSV), no nível de planejamento, são os Modelos Lineares Generalizados (MLG) assumindo a distribuição binomial negativa para os erros. Limitações dessa técnica, por não considerar os efeitos espaciais, têm sido contornadas com a utilização de modelos espaciais locais a partir de técnicas de regressão espacial como a Regressão de Poisson Geograficamente Ponderada (RPGP). Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparativa entre modelos de previsão de acidentes globais não espaciais e locais espaciais para a estimação do DSV agregado ao nível de zonas de tráfego em Fortaleza/CE. Foram calibrados modelos para a variável dependente acidentes totais e acidentes com vítimas e os resultados mostraram que os modelos RPGP apre-sentaram melhor desempenho que os MLG nas medidas de ajustes e na redução da autocorrelação espacial dos resíduos, sendo capazes de captar a heterogeneidade espacial da frequência dos acidentes.pt_BR
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