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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nível de segurança à fadiga proporcionado pelas normas brasileiras de projeto em relação à uma ponte rodoviária com longarinas protendidas
Título em inglês: Fatigue safety level provided by Brazilian design standards for a prestressed girder highway bridge
Autor(es): Carneiro, Anselmo Leal
Portela, Enson de Lima
Bittencourt, Túlio Nogueira
Beck, André Teófilo
Palavras-chave: Fadiga;Pontes rodoviárias;Longarinas de concreto;Pesagem em movimento;Avaliação da segurança
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: http://www.scielo.br/Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
Citação: CARNEIRO, Anselmo Leal; PORTELA, Enson de Lima; BITTENCOURT, Túlio Nogueira; BECK, André Teófilo. Fatigue safety level provided by Brazilian design standards for a prestressed girder highway bridge. Rev. IBRACON Estrut. Mater., São Paulo-SP, v. 14, no. 4, e14415, 2021.
Resumo: As pontes rodoviárias, por receberem um carregamento variável proveniente do tráfego de veículos, são suscetíveis ao fenômeno de fadiga. O nível de segurança à fadiga proporcionado pelas normas brasileiras, porém, ainda é desconhecido, especialmente em relação às pontes com longarinas protendidas. Além disso, as publicações sobre confiabilidade à fadiga em pontes de concreto consideram apenas análise à flexão. Este trabalho avalia o nível de segurança à fadiga que as normas brasileiras de projeto proporcionam para uma ponte rodoviária de concreto, utilizando dados de pesagem em movimento (weigh-in-motion – WIM) de uma importante rodovia federal brasileira, a BR-381 (Rodovia Fernão Dias). Mediante a regra de Palmgren-Miner, avalia-se a vida útil e os índices de confiabilidade, sob o aspecto da fadiga, das longarinas protendidas dimensionadas conforme as normas brasileiras. Utiliza-se a protensão limitada e completa e consideram-se diferentes volumes de tráfego. Verifica-se que os níveis de segurança à fadiga das armaduras longitudinais e transversais são maiores que aqueles recomendados pela literatura internacional.
Abstract: It is well known that highway bridges are subjected to fatigue as they work under live loads with different frequencies and amplitude. The safety level for fatigue required by Brazilian codes is still unknown, especially for prestressed concrete girders. Also, current studies on fatigue reliability of bridges only evaluate bending. This work assesses the fatigue safety level provided by Brazilian design standards for a concrete highway bridge, using weigh-in-motion (WIM) data of an important federal Brazilian highway, BR-381 (Fernão Dias Highway). The Palmgren-Miner rule is considered to evaluate the service life and reliability indexes, from the fatigue point of view, of prestressed girders designed according to Brazilian codes. Using limited and complete prestressing levels, different traffic volumes are considered. It is found that the fatigue safety levels of longitudinal and transverse reinforcements are larger than the ones recommended by the international literature.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58556
ISSN: 1983-4195
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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