Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorOliveira, Leise Kelli de-
dc.contributor.authorHolanda, Thiago Costa-
dc.date.accessioned2021-05-20T13:44:41Z-
dc.date.available2021-05-20T13:44:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPRATA, Bruno de Athayde; OLIVEIRA, Leise Kelli de; HOLANDA, Thiago Costa. Locating on-street loading and unloading spaces by means of mixed integer programming. Transportes, São Paulo-SP, v. 26, n. 1, p. 16-29, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v26i1.1051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58513-
dc.description.abstractIn an urban freight distribution system, determination of the number and location of loading-unloading places is required to regulate loading-unloading opera ons. This pa-per presents mathema cal models for on-street loading-unloading space loca on based on set-covering problem and p-median problem formula ons. The approaches was tested with real data: an area has 160 city blocks and 60 on-street loading-unloading spaces, in Fortaleza, Brazil. We evaluated four scenarios considering different radius of influence of a loading/unloading spaces. The results indicate this approach has poten al for achieving gains in terms of reduc on of the distance between the clients and the loading and unloading places: considering that the average distance is a performance indicator (ra o between the total distance and the covered clients), a radius of influence of 400 meters has best rela on (0.489) and all clients are covered. The results indicate that the model can be used by planners to allocate loading and unloading areapt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectTransporte urbano de cargaspt_BR
dc.subjectÁreas de carga e descargapt_BR
dc.subjectProgramação inteira mistapt_BR
dc.subjectProblema de localização de facilidadespt_BR
dc.titleLocating on-street loading and unloading spaces by means of mixed integer programmingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um sistema de distribuição de carga urbana, é necessária a determinação do número e da localização dos locais de carga e descarga para regular as operações de carga e descarga. Este artigo apresenta modelos matemáticos para a localização do espaço de carga e descarga na rua com base no problema de cobertura e formulação de problemas de p-mediana. A abordagem foi testada com dados reais: uma área tem 160 quadras e 60 áreas de carga e descarga, em Fortaleza, Brasil. Avaliamos quatro cenários considerando diferentes raios de influência das áreas de carga/descarga. Os resultados indicam que esta abordagem tem potencial para obter ganhos em termos de redução da distância entre os clientes e os locais de carga e descarga: considerando que a distância média é um indicador de desempenho (relação entre a distância total e os clientes cobertos), um raio de influência de 400 metros tem melhor relação (0.489) e todos os clientes estão cobertos. Os resultados indicam que o modelo pode ser usado pelos planejadores para alocar áreas de carga e descarga.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_baprata.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.