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dc.contributor.authorSilva, Raimi Costa da-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorKim, Youngsoo Richard-
dc.date.accessioned2021-05-20T13:42:24Z-
dc.date.available2021-05-20T13:42:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Raimi Costa da; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; KIM, Youngsoo Richard. Introdução do coeficiente de uniformidade para avaliação de revestimentos asfálticos do tipo tratamentos superficiais. Transportes, São Paulo-SP, v. 26, n. 1, p. 42-53, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v26i1.1371-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58512-
dc.description.abstractThe surface treatments are the most used type of coa!ng in Brazil in Low Traffic Volume Roads, more specifically the chip seal. AFer field and laboratory inves!ga!ons, it was observed that the main defects of chip seals are aggregate loss (or raveling) and bleed-ing, which can affect its performance and increase considerably the paving costs. In Bra-zil there are s!ll few studies of design and performance of chip seals in the laboratory phase to predict these two defects. Thus, it was inves!gated materials and methodolo-gies employed at North Carolina State University and it was verified that the coefficient called Performance-Based Uniformity Coefficient (PUC) is a parameter associated with the granulometric distribu!on of the aggregate that has poten!al to predict bleeding and raveling of this type of coa!ng. It was concluded that PUC is an excellent parameter to be introduced in chip seal design procedures and that the ranges recommended by DNIT to chip seals should be reviewept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTratamento superficial por penetraçãopt_BR
dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectPerda de agregadopt_BR
dc.subjectCoeficiente de uniformidadept_BR
dc.titleIntrodução do coeficiente de uniformidade para avaliação de revestimentos asfálticos do tipo tratamentos superficiaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Tratamento Superficial por Penetração (TSP) é o reves!mento mais empregado no Brasil em Rodovias de Baixo Volume de Tráfego. Após inves!gações de campo e de la-boratório, observou-se que os principais defeitos dos TSPs são a perda de agregados e a exsudação que podem comprometer o seu desempenho, bem como aumentar os seus custos. No Brasil, ainda existem poucos estudos de dosagem e de avaliação dos TSPs na fase de laboratório para mi!gar esses dois defeitos. Sendo assim, inves!garam-se me-todologias americanas como as u!lizadas na North Carolina State University e verificou-se que o coeficiente chamado de PUC (Performance-Based Uniformity Coefficient) é um parâmetro associado à distribuição granulométrica do agregado que apresenta poten-cial de prever a exsudação e a desagregação desse !po de reves!mento. Concluiu-se que o PUC é um excelente parâmetro para ser introduzido em procedimentos de dosa-gem de TSP no Brasil e que as faixas recomendadas pelo DNIT para TSP devem ser revis-tas.pt_BR
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