Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPitombeira Neto, Anselmo Ramalho-
dc.contributor.authorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.date.accessioned2021-05-20T13:27:46Z-
dc.date.available2021-05-20T13:27:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPITOMBEIRA NETO, Anselmo Ramalho; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Statistical models for the estimation of the origin-destination matrix from traffic counts. Transportes, São Paulo-SP, v. 25, n. 4, p. 1-13, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v25i4.1344-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58508-
dc.description.abstractIn transportation planning, one of the first steps is to estimate the travel demand. The final product of the estimation process is an origin-destination (OD) matrix, whose entries correspond to the number of trips between pairs of origin-des na on zones in a study region. In this paper, we review the main sta s cal models proposed in the literature for the es ma on of the OD matrix based on traffic counts. Unlike reconstruc on models, sta s cal models do not aim at es ma ng the exact OD matrix corresponding to observed traffic volumes, but they rather aim at es ma ng the parameters of a sta s cal model of the popula on of OD matrices. Ini ally we define the es ma on problem, emphasizing its underspecified nature, which has lead to the development of several models based on different approaches. We describe sta c models whose parameters are es mated by means of maximum likelihood, the method of moments, and Bayesian inference. We also describe some recent dynamic models. Following that, we discuss research ques ons related to the underspecifica on problem, model assump ons and the es ma on of the route choice matrix, and indicate promising research direc ons.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectMatriz origem-destinopt_BR
dc.subjectDemanda por transportespt_BR
dc.subjectModelo estatísticopt_BR
dc.titleStatistical models for the estimatio of the origin-destination matrix from traffic countspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo planejamento dos transportes, um dos primeiros passos é estimar a demanda por viagens. O produto final do processo de estimação é uma matriz origem-destino (OD), cujas entradas correspondem ao número de viagens entre pares de zonas de origem-destino em uma região de estudo. Neste artigo, revisamos os principais modelos esta­tísticos propostos na literatura para a estimação da matriz OD com base em contagens de tráfego. Ao contrário dos modelos de reconstrução, os modelos estatísticos não vi­sam a estimar a matriz OD exata correspondente aos volumes de tráfego observados, mas sim a estimar os parâmetros de um modelo estatístico da população de matrizes OD. Inicialmente, define-se o problema da estimação, enfatizando sua natureza subes­pecificada, o que levou ao desenvolvimento de vários modelos baseados em diferentes abordagens. Descrevem-se modelos estáticos cujos parâmetros são estimados por meio da máxima verossimilhança, do método dos momentos e da inferência bayesi­ana. Descrevem-se também alguns modelos dinâmicos recentes. Em seguida, discu­tem-se questões de pesquisa relacionadas ao problema da subespecificação, às pre­missas adotadas nos modelos e à estimativa da matriz de escolha de rotas, e indicam-se direções de pesquisa promissoras.pt_BR
dc.title.enStatistical models for the estimatio of the origin-destination matrix from traffic countspt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_arpitombeiraneto.pdf445,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.