Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58497
Tipo: Resumo
Título: Descobrindo a Biblioteca em Podcast: iniciação acadêmica na podosfera
Autor(es): Araújo, Francisca Fernanda Fernandes
Silva, Erick Alves da
Santos, Francisco Edvander Pires
Palavras-chave: Podcast;Podosfera;Decupagem;Plurissaberes;Biblioteca Universitária
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Encontros Universitários da UFC
Citação: ARAÚJO, Francisca Fernanda Fernandes; SILVA, Erick Alves da; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Descobrindo a Biblioteca em Podcast: iniciação acadêmica na podosfera. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 4544, 2020.
Resumo: Desde o mês de agosto de 2019, a equipe de bibliotecários da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC) administra um podcast voltado para a comunicação científica. Inicialmente denominado BCHcast, teve seu nome alterado para Plurissaberes Podcast em abril de 2020. Indo ao encontro dessa proposta, houve o cadastro do projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com a atuação de bolsistas de iniciação acadêmica que participaram da produção de episódios em podcast. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o levantamento e a descrição dos sete episódios produzidos pelos bolsistas no Plurissaberes, cujas temáticas se relacionam diretamente com a comunicação científica e com a divulgação de ações, eventos, produtos, serviços e recursos informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC. A categorização é uma das etapas da análise de conteúdo, método de pesquisa bastante utilizado em estudos sobre estratégias de comunicação de massa, e por meio dela foram definidas categorias para os episódios produzidos pelos bolsistas, dentre as quais se destacam: divulgação de produtos, divulgação de serviços, divulgação de recursos informacionais, divulgação de eventos, divulgação de projetos e divulgação de pesquisas. Como técnica de análise, foi utilizada a decupagem sonora, que se trata da descrição minuciosa do conteúdo de cada episódio produzido. A partir da decupagem, conclui-se que, na visão dos bolsistas, proceder com a técnica de decupagem permitiu a descrição e a compreensão de cada episódio de forma detalhada, e a participação no projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast possibilitou a introdução dos discentes na podosfera e na prática com novas ferramentas de caráter multimídia.
Descrição: Trabalho apresentado no V Encontro de Iniciação Acadêmica e na programação especial em comemoração ao Dia do Bibliotecário no canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube.
URI: https://youtu.be/OOiey5wXhD4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58497
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_res_fffaraujo_easilva_fepsantos.pdf49,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.