Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58491
Type: Artigo de Periódico
Title: Adoção de novas tecnologias: um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos
Other Titles: Adopción de nuevas tecnologías: estudio con no usuarios del sistema de solicitud de emisión de CPF a través de internet, con énfasis en aspectos sociodemográficos
Title in English: Adoption of new technologies: a study with non-users of the CPF issuance request system on the internet, with emphasis on sociodemographic aspects
Authors: Souza, Nery Domingos Gomes de
Farias, Josivania Silva
Keywords: Adoção de tecnologia;Uso de tecnologia;Serviços públicos digitais;Aspectos sociodemográficos
Issue Date: Jan-2021
Citation: SOUZA, N. D. G., FARIAS, J. S. Adoção de novas tecnologias: um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 19, n. 7, p. 88-107, jan/dez, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo analisou fatores determinantes da não adoção do serviço de emissão de CPF disponibilizado de forma digital, distinguindo cidadãos não adotantes em função de variáveis demográficas e de hábito de uso de tecnologias. Teve como base teórica a Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2). O estudo quantitativo descritivo obteve amostra de 383 clientes dos Correios. A consistência interna do instrumento foi aferida pelo Alpha de Cronbach, foram analisadas correlações de Pearson e Spearman entre variáveis, além de testes: T de Student, ANOVA e Qui-quadrado. Concluiu-se que há uma complexidade para atender necessidades do usuário dadas as características demográficas existentes no Brasil. O estudo recomenda ações para o desenvolvimento de plataformas mais intuitivas, para incrementar a difusão da plataforma digital.
Abstract: This study analyzed factors determining the non-adoption of the CPF delivering service made available digitally, distinguishing non-adopting citizens due to demographic variables and technology usage habits. Theoretical basis was the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2). The descriptive quantitative study obtained a sample of 383 postal customers. The instrument's internal consistency was assessed by Cronbach's Alpha, Pearson and Spearman correlations between variables were analyzed, in addition to tests: Student's T, ANOVA and Chi-square. It was concluded that there is a complexity to meet user needs given the demographic characteristics existing in Brazil. The study recommends actions that lead to the development of more intuitive platforms, which may increase the diffusion of the digital platform.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58491
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_ndgsaouza.pdf914,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.