Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.organizerSantos, Maria José Costa dos; Brandão, Jorge Carvalho; Pinto, Francisca Aparecida Prado; Rodrigues, Wilson Rocha-
dc.date.accessioned2021-05-19T18:53:43Z-
dc.date.available2021-05-19T18:53:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Costa dos et al. (org). Olhares sobre ensino e aprendizagem: propostas metodológicas. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478. Acesso em: 19 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-88492-53-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58478-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitáriapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleOlhares sobre ensino e aprendizagem: propostas metodológicaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrReúne treze textos estudos e reflexões de professores de pós-graduação, de alunos(as) da pós-graduação, de pesquisadores das redes pública de ensino municipal e estadual, e de alunos(as)bolsistas Pibic/CNPq e Pibiti/CNPq. Esses textos apresentam diferentes práticas em que seus autores se debruçam sobre essa reflexão, predominantemente, quanto ao ensino da matemática, tanto no ensino básico, quanto nos níveis superiores. Também seus autores nos levam a pensar para além da ensinagem em si e nos provocam a dialogar com o processo de aprendizagem, olhando para as experiências apresentadas ao longo dos capítulos. Vale salientar, entre os métodos utilizados nos estudos, a Sequência Fedathi, que é uma metodologia de ensino que possibilita aos professores criarem condições e possibilidades para que os estudantes tenham uma experiência significativa quanto à aprendizagem. Destacamos também a presença de textos que revelam a preocupação dos autores com a educação inclusiva, bem como as reflexões sobre currículo, avaliação e formação docentes. Também nesta obra contemplamos os métodos de investigação, sob a ótica dos testes estatísticos não paramétricos, os quais são apresentados à luz da pesquisa educacional. Para finalizar nossas reflexões, apresentamos, mais enfaticamente, um olhar sobre a educação, na concepção de Platão e Aristóteles, sobre a importância do conhecimento e da educação para a formação do homem virtuoso e ético. Todos os capítulos desta obra se justificam a partir do processo de pensar e repensar o ensino, visando mais à qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_liv_mjcdsantos.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.