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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58475
Tipo: | TCC |
Título: | Educação em direitos humanos: uma experiência vivenciada em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza |
Autor(es): | Silva Neto, Alcides Nogueira da |
Orientador: | Lima, Antônia Emanuela Oliveira de |
Palavras-chave: | Direitos humanos;Educação em direitos humanos;Clube de direitos humanos |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA NETO, Alcides Nogueira da. Educação em direitos humanos: uma experiência vivenciada em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. 2020. 52 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O Brasil se encontra entre os países comprometidos com os Direitos Humanos (DH) e com a Educação em Direitos Humanos (EDH). Isso pode ser observado, sobretudo, na Constituição Federal de 1988, que confirmou o Estado Democrático de Direito e reconheceu a dignidade da pessoa humana e os direitos da cidadania, desencadeando programas e projetos de proteção e promoção dos Direitos Humanos nos anos seguintes (BRASIL, 2007). Contudo, não é difícil encontrar casos de violação desses direitos em jornais, redes sociais e outros meios de comunicação; tais casos revelam um distanciamento entre a proclamação contínua dos Direitos Humanos e as experiências do dia a dia. No tocante à Educação em Direitos Humanos, também é possível encontrar esse distanciamento. Araújo (2017) afirma que a EDH ainda é uma temática pouco trabalhada nas escolas públicas brasileiras, de modo que não há implementação consistente, marcada por um processo continuado de formação, mas apenas ações pontuais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como finalidade analisar as ações de Educação em Direitos Humanos desenvolvidas em uma escola de ensino médio em tempo integral da cidade de Fortaleza, buscando responder à seguinte pergunta: quais ações são possíveis de serem desenvolvidas num contexto marcado pela ausência de atuações para implementação dos Direitos Humanos nas instituições educacionais? Trata-se de um trabalho que possui natureza qualitativa, apresenta-se como uma análise documental e bibliográfica e enquadra-se como um estudo de caso. Para tanto, o referido trabalho fundamentou-se nos seguintes autores: Araújo (2017); Althoff (2015); e Candau e Sacavino (2013). Concluiu-se com a pesquisa que o clube de Direitos Humanos é uma opção para desenvolver um trabalho que apresente contribuições para a implementação dos Direitos Humanos nas instituições educativas. A Educação em DH é o um caminho fundamental para a promoção e proteção dos Direitos Humanos, e projetos como o Clube de Direitos Humanos apresentam-se como fortes instrumentos de ensino dos direitos fundamentais e desenvolvimento de uma cultura voltada para o DH. |
Abstract: | Brazil is among the countries committed to Human Rights and Human Rights Education. This fact can be seen in the Federal Constitution of 1988, which confirmed the Democratic State of Law and recognized the dignity of the human person and the rights of citizenship, triggering programs and projects for the protection and promotion of Human Rights in the following years (BRASIL, 2007). However, it is not difficult to find cases of violation of these rights in newspapers and social media. Such cases reveal a gap between the continuous proclamation of Human Rights and the experiences of everyday life. Regarding the Human Rights Education, it is also possible to find the distance. Araújo (2017) affirms that this kind of education is still a theme that is underworked at Brazilian public schools, so that there is no consistent implementation, marked by a continuous training process, but only punctual actions. In this perspective, this paper aims to analyze the Human Rights Education actions developed in a full- time high school located in Fortaleza City, seeking to answer the following question: what actions can be developed in a context marked by the absence of actions to implement human rights in educational institutions? This research is qualitative, presents itself as a bibliographic analysis, and fits as a case study. For that, the referred work was based on the following authors: Araújo (2017); Althoff (2015); and Candau and Sacavino (2013). It was concluded with the research that it is possible to develop a work that presents contributions for the implementation of Human Rights in brazilian society. HD Education is a fundamental path for the promotion and protection of Human Rights, and projects such as the Human Rights Club present themselves as strong instruments for teaching fundamental rights and developing a culture focused on these rights. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58475 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias |
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