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Tipo: Artigo de Evento
Título: Determinação do módulo dinâmico de misturas asfálticas por meio de testes ultrassônicos
Autor(es): Rabelo, Keila Rodrigues
Santos, Thaís Cavalcante dos
Oliveira, Luis Marcelo Gomes de
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Misturas de emulsão asfáltica;Ensaios não destrutivos;Viscoelasticidade;Pavimentos de asfalto
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: http://www.anpet.org.br
Citação: RABELO, Keila Rodrigues; SANTOS, Thaís Cavalcante dos; OLIVEIRA, Luís Marcelo Gomes de; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Determinação do módulo dinâmico de misturas asfálticas por meio de testes ultrassônicos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p. 1364-1375.
Resumo: Testes ultrassônicos têm sido adaptados nas últimas décadas para a determinação do módulo dinâmico em misturas asfálticas. A técnica é promissora, pois o nível de deformações durante o teste permite a caracterização no regime viscoelástico linear, além de serem ensaios rápidos e não destrutivos. Pode haver divergência com os resultados de ensaios clássicos, devido aos tratamentos de dados, provenientes da adaptação de variáveis nas equações de comportamento, bem como da complexidade do material e de como as ondas se propagam por ele. O presente trabalho estuda a influência das variáveis da equação que descreve a relação entre os parâmetros de comportamento (módulo, coeficiente de Poisson e ângulo de fase) e a velocidade do pulso ultrassônico. Os parâmetros materiais são obtidos de forma indireta. Os resultados do teste ultrassônico foram combinados ao modelo reológico 2S2P1D para a obtenção das variáveis buscadas (módulo e coeficiente de Poisson) e comparados aos resultados de ensaios convencionais. Aponta-se que a simplificação em considerar o ângulo de fase nulo e o valor constante de coeficiente de Poisson leva a erros de 8,6% para altas temperaturas e 3,4% para baixas temperaturas. Apesar das limitações, particularmente do acesso apenas a módulos no ramo de altas frequências da curva mestra, a técnica é promissora por permitir uma caracterização adequada, não destrutiva, rápida e de acordo com as características do material.
Abstract: In the last decades, ultrasonic testing has been adapted to determine the dynamic modulus of asphalt mixtures. This technique is promising because strain levels during the test allow the characterization in the linear viscoelastic regime, in addition of being fast non-destructive tests. There may be differences between its results and those of classical tests, mainly due different data treatment, resulting from the adaptation of variables in behavior equations, as well as the complexity of the material, and of how the waves propagate within it. The present paper studies the influence of variables in the equation that describes the relationship between mechanical behavior parameters (modulus, Poisson’s ratio and phase angle) and the ultrasonic pulse velocity. Material parameters are obtained in an indirect manner. The ultrasonic test results were combined with the 2S2P1D rheological model to obtain those variables and were compared to the results from classical tests. Results show that the simplification in considering nil phase angle and a constant value of Poisson's ratio leads to errors of 8.6% for high temperatures and 3.4% for low temperatures. Despite limitations of access to only the high frequency range of master curves, the technique is promising because it allows an adequate, nondestructive and fast characterization in accordance to the characteristics of the material.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58451
ISBN: 978-65-89319-00-9
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