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dc.contributor.authorFerraz, Diego Rodrigo-
dc.date.accessioned2021-05-18T17:57:05Z-
dc.date.available2021-05-18T17:57:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERRAZ, Diego Rodrigo. Literatura e desentendimento: reflexões sobre a resistência da literatura contra a BNCC a partir de Benjamin e de Rancière. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 121-138, out./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58442-
dc.description.abstractThis paper analyzes how the Common National Curricular Base (BNCC) binds directly to the logic of the consumer society, authenticating, therefore, the world as it is and the contemporary pseudo-political practices. Faced with this scenario, a conflic emerges between literature and BNCC. This article intends to show this dispute, highlighting the political potential of the literary, from its aesthetic performance. For this purpose, one part of the text is dedicated to presenting the general premises of the document; posteriorly, is shown how the literature is presented in the Base and the dissensus created from a lack of space for the literary because of the excess present in the document. In view of that, The Politics of Literature and Disagreement can tensioning school space as an area of resistance to the absolute, realizing a (re)partition of the sensible. The reflections are based, mainly, on the thoughts of Walter Benjamin and Jacques Rancière.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDesentendimentopt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.subjectJacques Rancièrept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectDisagreementpt_BR
dc.titleLiteratura e desentendimento: reflexões sobre a resistência da literatura contra a BNCC a partir de Benjamin e de Rancièrept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a realizar uma análise de como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se vincula diretamente à lógica de mercado da sociedade de consumo, autenticando, portanto, o mundo como posto e as práticas pseudopolíticas da contemporaneidade. Isso gera um conflito entre a BNCC e a literatura. A proposta é demonstrar essa disputa destacando as potencialidades políticas do literário, a partir de sua atuação estética. Para tanto, realiza-se a apresentação das premissas gerais do documento, posteriormente, aborda-se como a literatura é apresentada pela Base e o dissenso gerado a partir de uma falta de espaço para o literário por conta do excesso presente no documento. Diante disso, a literatura, por meio da política da escrita e do desentendimento, pode tensionar o espaço escolar, como um campo de resistência ao absoluto, realizando uma (re)partilha do sensível. As reflexões têm por base, principalmente, os pensamentos de Walter Benjamin e de Jacques Rancière.pt_BR
dc.title.enLiterature and disagreement: reflections on the resistance of the literature against the common national curricular base from the thoughts of Benjamin and Rancièrept_BR
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