Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGermano, Raul Araujo-
dc.contributor.authorSoares, Francisca Brendila Araujo-
dc.contributor.authorFranca, Raimunda Moreira da-
dc.date.accessioned2021-05-13T19:19:23Z-
dc.date.available2021-05-13T19:19:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGERMANO, Raul Araujo; SOARES, Francisca Brendila Araujo; FRANCA, Raimunda Moreira da. Percepção dos docentes sobre a inclusão de discentes com condição de deficiência na Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús-CE. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 146, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58370-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão acadêmicapt_BR
dc.subjectConcepções dos docentes e gestorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePercepção dos docentes sobre a inclusão de discentes com condição de deficiência na Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús-CEpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação inclusiva é marcada pela exclusão escolar e social, principalmente no âmbito acadêmico, e se configura em um grande desafio possibilitar a todos, sem distinção, o acesso aos conhecimentos produzidos pelos docentes. O docente promove a mediação entre os discentes e o conhecimento, de forma a possibilitar que estes apropriem-se dos conhecimentos, para condução de novos saberes e exercer a cidadania. Os docentes e gestores apresentam funções essenciais na estrutura e no funcionamento do sistema educacional. Logo suas opiniões podem fornecer subsídios relevantes para a compreensão de como estão sendo desenvolvidos projetos dessa natureza. O presente estudo tem como propósito analisar a concepção dos docentes e gestores do campus Crateús da Universidade Federal do Ceará sobre o processo de inclusão acadêmica dos discentes com condição de deficiência. Para tanto buscou-se, por meio da aplicação de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada por via de formulários eletrônicos, conhecer o perfil de formação, compreender a percepção dos participantes sobre a relação professor-aluno, além de identificar estratégias que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizado. Como resultados preliminares apontou-se a necessidade de infraestrutura e recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto aos discentes com condição de deficiência, atitude positiva dos agentes colaboradores, além de apoio da família e da comunidade. Os docentes e diretores parecem acreditar que a educação inclusiva é uma proposta viável, porém, para ser efetivada, necessita de profundas transformações na política e no sistema de ensino vigente. O discurso da maioria dos participantes evidencia uma posição favorável à inclusão dos discentes com necessidades na educação comum. Certamente pelo fato desse tema estar sendo muito discutido e valorizado atualmente no meio acadêmico e social. Contudo, tornam-se evidentes os obstáculos à proposta de inclusão. O principal deles parece ser a falta de experiência do docente para atuar com esses discentes. Portanto, é imprescindível que as dificuldades apresentadas pelos educadores neste estudo sugerem que ações governamentais sejam implementadas para proporcionar uma educação inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - PPE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_ragermano.pdf131,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.