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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Caracterização das diferenças no padrão de mobilidade de mulheres e homens em grandes cidades brasileiras
Título em inglês: Characteriza on of differences between the mobility patterns of women and men in large Brazilian cities
Autor(es): Macêdo, Bianca
Pinto, Davi Garcia Lopes
Siqueira, Matheus Fontenelle
Lopes, André Soares
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Desigualdades de gênero;Divisão sexual do trabalho;Padrões de mobilidade urbana;Mobilidade urbana;Cidades brasileiras
Data do documento: 2020
Citação: MACÊDO, Bianca; PINTO, Davi Garcia Lopes; SIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOPES, André Soares; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Caracterização das diferenças no padrão de mobilidade de mulheres e homens em grandes cidades brasileiras. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 4, p. 1-14, 2020.
Resumo: Estudos em todo o mundo apontam para a ocorrência de padrões de mobilidade dis2n-tos entre mulheres e homens, que são explicados, em grande parte, pela divisão sexual do trabalho. Este esforço de pesquisa obje2vou caracterizar essas diferenças para a re-alidade urbana brasileira. Para isso, inicialmente foram levantadas hipóteses acerca das desigualdades na mobilidade por gênero e sua relação com a divisão sexual do trabalho. Para cada hipótese levantada, indicadores foram definidos e es2mados com base nos mais recentes dados de pesquisas OD domiciliares de três capitais brasileiras, represen-tando regiões dis2ntas do país. Os resultados ob2dos para cada capital foram então comparados e discu2dos, assim como analisada a evolução temporal das desigualdades na mobilidade por gênero em São Paulo, entre 2007 e 2017. Conclui-se que há evidên-cias empíricas para validar a maioria das hipóteses levantadas, mostrando que de fato há diferenças nos padrões de deslocamentos de mulheres e homens no meio urbano brasileiro.
Abstract: Studies worldwide indicate differences between women’s and men’s mobility pa@erns, mainly caused by the sexual division of labor. This research effort intends to characterize these differences for the Brazilian urban scenario. For that, first, hypotheses were es-tablished regarding gender-based mobility inequali2es and their rela2on to the sexual division of labor. For each stated hypothesis, indicators were defined and calculated. To do so, this research used the most recent home-based O-D survey data from three cap-itals of dis2nct Brazilian regions. In the end, we present the results for each capital and discuss the temporal evolu2on of gender-based mobility inequali2es in São Paulo, be-tween 2007 and 2017. The results confirm most of the hypotheses, showing that there are indeed differences in women’s and men’s travel pa@erns within the Brazilian urban environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58334
ISSN: 2237-1346
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