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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Difference between reported crash me and speed disturbances in urban signalized intersecons: a case study in Fortaleza, Brazil
Título(s) alternativo(s): Diferença entre horário reportado de acidentes de trânsito e perturbações na velocidade em interseções semaforizadas em Fortaleza, Brasil
Autor(es): Sobreira, Lucas Tito Pereira
Rezende, Gabriela Gomes Soares
Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Segurança viária;Perturbação na velocidade;Horário de reportagem de acidentes;Estimativa do horário de acidentes
Data do documento: 2020
Citação: SOBREIRA, Lucas Tito Pereira; REZENDE, Gabriela Gomes Soares; CUNTO, Flávio José Craveiro. Difference between reported crash me and speed disturbances in urban signalized intersecons: a case study in Fortaleza, Brazil. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 5, p. 1-15, 2020.
Resumo: O advento de novas tecnologias de monitoramento e controle de tráfego permite o desenvolvimento de estudos mais robustos de segurança viária a partir da obtenção de dados de tráfego desagregados em intervalos de 1 a 15 minutos ou até em tempo real. Entretanto, visando relacionar os acidentes às suas condições precursoras, a aplicação desse tipo de dado demanda um melhor conhecimento sobre a precisão do horário de reportagem dos acidentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise entre horários reportados dos acidentes e perturbações nas condições de fluxo em interseções semaforizadas em Fortaleza, Brasil. As perturbações na corrente de tráfego foram detectadas a partir de oscilações na velocidade com a aplicação de algoritmo que compara as velocidades em condições "típicas" e "com acidentes" e com a validação visual das detecções. A avaliação de 291 acidentes mostrou uma diferença média de 20 minutos (dp = 23 min) entre o horário de reportagem do acidente e o momento da detecção da perturbação na velocidade. Esse achado indica a importância da investigação da precisão dos horários de reportagem dos acidentes de trânsito, principalmente ao desenvolver estudos de segurança viária em escala temporal desagregada.
Abstract: The advent of new technologies for monitoring and controlling traffic allows the development of more robust road safety studies, based on the collec%on of disaggregated traffic data at intervals of 1 to 15 minutes or even in real %me. However, in order to relate the crashes to their precursor condi%ons, applying this type of data requires a be8er knowledge on the accuracy of crash reported %mes. This work aims to present an analysis between the reported %mes of crashes and disturbances in the traffic flow condi %ons in urban signalized intersec%ons in Fortaleza, Brazil. Vehicle flow disturbances were detected from speed oscilla%ons by using an algorithm based on comparing speeds between “typical” and “crash” condi%ons and by valida%ng the detec%ons with visual analysis. The results of inves%ga%ng 291 crashes showed an average difference of 20 minutes (sd = 23 min) between the reported %me of crash and the occurrence of the speed disturbance. This is an indica%on that, while developing road safety disaggregated analyses, one should examine the database accuracy regarding the crash reported %me.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58332
ISSN: 2237-1346
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