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dc.contributor.authorBraga, Carlos Kauê Vieira-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.date.accessioned2021-05-12T12:08:50Z-
dc.date.available2021-05-12T12:08:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBRAGA, Carlos Kauê Vieira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; PEREIRA, Rafael Henrique Moraes. Analisando a variabilidade de estimativas de acessibilidade por transporte público a partir de dados de GPS. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 5, p. 1-13, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v28i5.2175-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58323-
dc.description.abstractAccessibility is a key concept in transport and land use integrated planning. General Transit Feed Specifica(on (GTFS) data have been successfully used in recent years as input to measure accessibility levels, but it is based on scheduled transit trips to es(-mate travel (mes between origin-des(na(on pairs. On the other side, GPS data have been applied to update actual trip (me tables, although with methodological and com-puta(onal limita(ons, based on travel (mes’ measures of central tendency to recon-struct the GTFS file. Using one month of GPS bus data in Fortaleza, this work analyzed the variability of accessibility through empirical travel (mes, considering its dispersion. The results show that there is a significant variability in the es(ma(on of the accessibility indicators, both in space and between work and school ac(vi(es, possibly affec(ng the assessment of interven(ons on the transporta(on systempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndicadores de acessibilidadept_BR
dc.subjectDados de GTFSpt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectDados de GPSpt_BR
dc.subjectVariabilidade no tempo de viagempt_BR
dc.titleAnalisando a variabilidade de estimativas de acessibilidade por transporte público a partir de dados de GPSpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAcessibilidade é um conceito chave no planejamento integrado dos transportes e uso do solo. Dados de General Transit Feed Specification (GTFS) têm sido usados com sucesso nos últimos anos como insumo na mensuração dos níveis de acessibilidade, mas são baseadas em viagens programadas de transporte público para estimar tempos de viagem entre pares origem-destino. Por outro lado, dados de GPS têm sido aplicados na atualização de tabelas horárias de viagens realizadas, embora com limitações metodológicas e computacionais, baseando-se em medidas de tendência central dos tempos de viagem para recompor o arquivo GTFS. Usando um mês de dados de GPS dos ônibus em Fortaleza, analisou-se a variabilidade da acessibilidade a partir dos tempos de viagem observados, calculados considerando sua dispersão. Os resultados demonstram que há variabilidade significativa na estimação dos indicadores de acessibilidade, tanto no espaço como entre atividades de trabalho e educação, podendo impactar na avaliação de intervenções no sistema de transportes.pt_BR
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