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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sasaki, Marcos William | - |
dc.contributor.author | Cunto, Flávio José Craveiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T19:26:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T19:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SASAKI, Marcos William; CUNTO, Flávio José Craveiro. Non-conforming behaviors of motorcyclists at signalized intersec ons in Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 29, n. 1, p. 1-12, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0730 | - |
dc.identifier.other | DOI:10.14295/transportes.v29i1.2145 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58313 | - |
dc.description.abstract | In Brazilian ci-es, motorcycles are increasingly popular due to their ease of acquisi-on, usefulness, maneuverability and low-cost maintenance. However, with motorcycle crashes on the rise, research on the associa-on between motorcyclist behavior and road crashes has become highly relevant. In this quan-ta-ve study we correlated non-con-forming behaviors, traffic and environmental variables, and data on crashes based on 124 hours of manually processed traffic surveillance camera footage of 24 signalized intersec-ons (31 approaches). Non-conforming behaviors included zigzagging, red light running, sidewalk riding, speeding and wrong-way riding. Our results show that a pro-por-onal increase in heavy vehicle traffic volume can reduce zigzagging by up to 22%. The presence of traffic enforcement cameras efficiently inhibited red light running. Us-ing 85th percen-le speed in our analysis, motorcycles were found to travel 11% faster than cars. The difference in speed between motorcycles and cars and the number of lanes were significant in the crash model. In conclusion, the presence of physical sepa-ra-ons and traffic enforcement cameras and the number of lanes significantly influ-enced motorcyclist behavior. In addi-on to speed control, these factors should be taken into account when implemen-ng road safety measure | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Motocicletas | pt_BR |
dc.subject | Comportamento não conforme | pt_BR |
dc.subject | Segurança viária | pt_BR |
dc.title | Non-conforming behaviors of motorcyclists at signalized intersec ons in Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os acidentes no Brasil envolvendo motociclistas tem crescido nos úl-mos anos, mo--vando mais estudos que permitam compreender a relação entre o comportamento de condução e os acidentes de trânsito. Nesta linha, u-lizou-se o conceito de Comporta-mentos Não Conforme dos motociclistas juntamente com caracterís-cas do ambiente de circulação e acidentes de trânsito para representar quan-ta-vamente esse fenô-meno. Neste trabalho foram coletadas e analisadas de forma manual, 124 horas de ví-deo de 31 aproximações de interseções semaforizadas. Os comportamentos em não conformidade analisados foram mudança de faixa, avanço semafórico, trânsito sobre a calçada e em sen-do proibido e velocidade inadequada, os quais foram relacionados ao ambiente de circulação e posteriormente com os acidentes. Os resultados mostraram que o aumento proporcional do fluxo de veículos pesados pode reduzir em até 22% a frequência de mudança de faixas das motocicletas. A fiscalização eletrônica mostrou-se eficiente em coibir o avanço semafórico. Os motociclistas desenvolvem velocidades 11% maiores que os carros. A diferença de velocidade do 85º percen-l entre motos e carros e o número de faixas foram iden-ficadas como variáveis significa-vas na modelagem dos acidentes. Encontrou-se indícios de que canteiro central, número de faixas e fiscali-zação eletrônica apresentam influência sobre o comportamento dos motociclistas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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