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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Victor Mosca de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Maia, Renan Santos | - |
dc.contributor.author | Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco | - |
dc.contributor.author | Maia, Aldaianny de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Camilla Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T19:15:37Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T19:15:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Victor Mosca de Carvalho; MAIA, Renan Santos; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira; MAIA, Aldaianny de Oliveira; RODRIGUES, Camilla Bezerra. Avaliação das relações entre propriedades de forma de agregados, compactação, parâmetros do esqueleto mineral e textura de revestimentos asfálticos aeroportuários a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI). Transportes, São Paulo-SP, v. 29, n. 1, p. 1-15, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1346 | - |
dc.identifier.other | DOI:10.14295/transportes.v29i1.1875 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58312 | - |
dc.description.abstract | This work aims to support the predic6on of macro and microtexture in the design phase of airport asphalt mixtures, rela6ng them to aggregates’ shape proper6es, compac6on methods, and mineral skeleton parameters. In order to do so, the use of Digital Image Processing (DIP) was validated using AIMS2, whose macro and microtexture evalua6ons were sa6sfactorily correlated with the Sand Patch test and the stone matrix surface tex-ture, respec6vely. Increasing the Compac6on Degree and using tandem rollers cause a reduc6on of the macrotexture, and an improvement in the mineral skeleton character-is6cs. In addi6on, laboratory compac6on can provide a predic6on of macrotexture in the field, but microtexture can be be$er predicted from the isolated analysis of aggre-gates’ surface texture, being necessary the development of correspondences between sta6s6cal and physical classifica6ons for so. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pavimento aeroportuário | pt_BR |
dc.subject | Compactação | pt_BR |
dc.subject | Processamento digital de imagens | pt_BR |
dc.subject | Concreto asfáltico | pt_BR |
dc.subject | Ensaio de mancha de areia | pt_BR |
dc.subject | Textura | pt_BR |
dc.subject | Esqueleto mineral | pt_BR |
dc.title | Avaliação das relações entre propriedades de forma de agregados, compactação, parâmetros do esqueleto mineral e textura de revestimentos asfálticos aeroportuários a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho busca contribuir, na fase de projeto, para a previsão de macro e microtextura de misturas asfál6cas aeroportuárias, relacionando-as com propriedades de forma dos agregados, métodos de compactação e parâmetros do esqueleto mineral. Para tanto, foi validado o uso do Processamento Digital de Imagens (PDI), a par6r do equipa-mento AIMS2, cujas avaliações de macro e microtextura apresentam correspondência sa6sfatória com o ensaio de Mancha de Areia (MA) e a textura superficial da matriz pé-trea, respec6vamente. Observou-se que o aumento do Grau de Compactação (GC) e a u6lização de rolos tandem provocam uma redução na macrotextura e uma melhoria nas caracterís6cas do esqueleto mineral. Além disso, a compactação em laboratório pode dar suporte à previsão da macrotextura em campo, porém a microtextura pode ser me-lhor prevista a par6r da análise isolada da textura superficial dos agregados, sendo necessário para isso o desenvolvimento de correspondências entre classificações esta-Hs6cas e Isicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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