Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Juliana da Silva Garcia-
dc.contributor.authorPires, Fabiana Cristina-
dc.contributor.authorNascimento, Kleiton Gonçalves do-
dc.contributor.authorRegino, Daniela da Silva Garcia-
dc.contributor.authorSiqueira, Tainá Vilhar-
dc.contributor.authorDalri, Maria Celia Barcellos-
dc.date.accessioned2021-05-11T18:19:58Z-
dc.date.available2021-05-11T18:19:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. S. G. et al. Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e62459, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/62459/196797. Acesso em: 11/05/2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the quality of the validation process performed in studies that developed simulated clinical sce-narios for teaching and learning in nursing. Methods: the researchers conducted two steps: an integrative review in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, SCOPUS, and Educational Resources Infor-mation Center databases; and the validation assessment, using the validated tool (Quality Assessment for Validity Studies). Results: 561 studies were identified, six of which comprised the sample, primary, methodological, available electronically and in full. Most showed good validation qua-lity by meeting almost all the criteria required by the tool. Conclusion: the validation of studies on clinical scenarios was able to support reliable evidence for adoption in tea-ching through simulation in nursing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudo de Validaçãopt_BR
dc.titleQualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar a qualidade do processo de validação reali-zado em estudos que desenvolveram cenários clínicos simu-lados para o ensino e aprendizagem em enfermagem. Mé-todos: os pesquisadores procederam à realização de duas etapas: uma revisão integrativa nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulati-ve Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, SCOPUS e Educational Resources Information Cen-ter;e a avaliação da validação, adotando-se a ferramenta va-lidada (Avaliação da Qualidade para Estudos de Validade). Resultados: identificaram-se 561 estudos, dos quais seis compuseram a amostra, primários, metodológicos, disponí-veis eletronicamente e na íntegra. A maioria apresentou boa qualidade de validação ao cumprir quase todos os critérios exigidos pela ferramenta. Conclusão: a validação dos estu-dos sobre cenários clínicos foi capaz de sustentar evidências confiáveis para a adoção no ensino por meio da simulação em enfermagem.pt_BR
dc.title.enMethodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursingpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jsgnascimento.pdf362,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.