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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lacerda, Maria Luisa Almeida | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T17:25:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T17:25:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Maria Luisa Almeida; RIBEIRO, Ítalo Mendes da Silva. Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 51, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58284 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | aprendizado tabuada | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Proposta de aprendizado da tabuada de forma mais lúdica | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma das dificuldades mais presentes nas escolas de ensino fundamental e até mesmo ensino médio, é a matemática. Tal disciplina é considerada pelos alunos como um “bicho de sete cabeças” e pesquisas mostram, que infelizmente essa é uma realidade. O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelou em suas pesquisas de 2018, que os estudantes brasileiros estão no nível mais baixo de proficiência na disciplina e não possuem o nível básico. Visando esse grande obstáculo na aprendizagem da matemática de operações básicas, surgiu o projeto intitulado Desenvolvimento de jogo para auxílio no aprendizado da tabuada. O mesmo objetiva a interação dos alunos para uma aprendizagem progressiva em torno dos assuntos básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão), além do gosto pelo conhecimento em matemática, através de um jogo eletrônico. Sem a familiaridade com a tabuada os alunos encontrarão dificuldades na resolução de cálculos mais avançados e assim, tem menor chance de êxito na matéria. Com isso, uma forma mais dinâmica e até mesmo atrativa para estes desenvolverem tal carisma pela disciplina é o auxílio do aprendizado da tabuada com um jogo eletrônico. O jogo visa o aprendizado da tabuada, tanto para alunos que já têm conhecimento no assunto, como para aqueles que ainda buscam aprender. O passatempo inicia com a soma do número um, e progride gradativamente para as tabuadas de soma dos números de dois até dez. Com isso, após as tabuadas de soma, seguirão as de subtração, multiplicação e divisão. Para a realização do projeto e obtenção de resultados de auxílio ou não na aprendizagem, seriam feitas visitas nas escolas de ensino fundamental no município de Crateús, onde os estudantes teriam a oportunidade de conhecer e utilizar o jogo de tabuada, e posteriormente serem avaliados com exercícios e provas. Porém, com o surgimento do novo Coronavírus e a pandemia, as atividades do projeto tiveram de ser suspensas por medidas de proteção recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, infelizmente não tivemos a oportunidade de levar o jogo aos alunos do município e avaliar os resultados esperados. Além disso, a metodologia não foi definida e não foram obtidos resultados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EUCRATEÚS - CTI - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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