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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Marina Figueiredo de-
dc.contributor.authorCarmo, Lylia Lúcia Silva do-
dc.contributor.authorLopes, Ligiane de Castro-
dc.contributor.authorPeixoto, Renata Castelo-
dc.date.accessioned2021-05-07T18:08:40Z-
dc.date.available2021-05-07T18:08:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.title“Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAbordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões.pt_BR
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