Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58222
Tipo: Resumo
Título: Sisbarragens: um aplicativo mobile para apoio ao processo de inspeção de barragens hídricas
Autor(es): Macedo, Antonio Jefferson Ferreira de
Cosmo, Maria Nargila Sales
Silva, Elton Rodrigues da
Evangelista, Lucas Chaves
Araújo, Allysson Allex de Paula
Palavras-chave: Segurança de Barragens;Transformação Digital;Aplicativo Mobile
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citação: MACEDO, Antonio Jefferson Ferreira de; COSMO, Maria Nargila Sales; SILVA, Elton Rodrigues da; EVANGELISTA, Lucas Chaves; ARAUJO, Allysson Allex de Paula. Sisbarragens: um aplicativo mobile para apoio ao processo de inspeção de barragens hídricas. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 63, 2020.
Resumo: Em 2020, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico divulgou um estudo que apresenta 156 barragens de 22 estados brasileiros em situação vulnerável, além da ocorrência de 12 acidentes e 58 incidentes com barragens em 15 diferentes estados, ao longo do último ano. Em soma a isso, das 19.388 barragens cadastradas no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, apenas 11% foram vistoriadas. Agravando tal cenário, verifica-se que, no Estado do Ceará, o processo de inspeção de barragens ainda envolve atividades manuais de coleta de dados por meio de checklists impressos, incorrendo, assim, em um relevante desafio de gestão da informação. Nesse sentido, o processo de transformação digital revela-se salutar para melhorar a segurança nesses tipos de obras. Diante dessa oportunidade, este trabalho tem como objetivo principal apresentar o SisBarragens, um aplicativo mobile para apoio à inspeção de barragens hídricas. Para isso, desenvolveu-se, focando na Experiência do Usuário, um protótipo de alta fidelidade do SisBarragens, o qual possui atualmente as seguintes funcionalidades: 1) checklists de inspeção completos, 2) registro fotográfico e 3) comentários das anomalias e 4) geração de dashboards. Através de uma estratégia multimétodo amparada por análise documental, entrevista semiestruturada e observação não participante, tornou-se possível compreender o domínio do estudo, validar o problema e desenvolver a referida aplicação. Portanto, a presente pesquisa contribui ao propor uma solução cujo escopo se demonstra inédito no contexto de segurança de barragens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58222
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - CTI - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_ajfmacedo.pdf137,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.