Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Antonia Leyanne Gomes de-
dc.contributor.authorSousa, Gerlândia Alves de-
dc.contributor.authorLima, Sandro Vagner de-
dc.date.accessioned2021-05-06T15:06:04Z-
dc.date.available2021-05-06T15:06:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationARAUJO, Antonia Leyanne Gomes de; SOUSA, Gerlândia Alves de; LIMA, Sandro Vagner de. Acompanhamento da evolução acadêmica dos estudantes: um estudo de caso dos estudantes do curso de Engenharia de Minas durante a pandemia do covid-19. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 129, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58219-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIngressantespt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEnsino-remotopt_BR
dc.titleAcompanhamento da evolução acadêmica dos estudantes: um estudo de caso dos estudantes do curso de Engenharia de Minas durante a pandemia do covid-19pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO número de evasões na Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús ainda é elevado. Tal fato ocorre, predominantemente, nos primeiros semestres de ingresso dos estudantes, em que inúmeros fatores se tornam suficientes para a desistência dos mesmos do âmbito acadêmico. O objetivo do projeto consistiu em identificar e buscar sanar, os principais obstáculos enfrentados pelos alunos ingressantes do campus Crateús, em meio a implantação do sistema remoto no período 2020.1. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa e a metodologia adotada foi a realização de um questionário inicial para o conhecimento mais abrangente das diversas realidades existentes nas turmas iniciais do semestre 2020.1 e para a análise das principais adversidades presentes que corroboram significativamente para a desistência dos alunos. Ademais, relacionado às respostas dos próprios alunos sobre algumas alternativas de amenizar tais obstáculos, algumas ações foram desenvolvidas nesse sentido como, por exemplo, a roda de conversa de aluno para aluno, a roda de conversa de aluno para professor, com o compartilhamento de experiências e troca de informações entre os mesmos. Ademais, também foram aplicados 2 novos formulários, com o objetivo de fazer o acompanhamento da evolução dos discentes durante todo o semestre, identificando quais os principais pontos que deveriam ser modificados para corroborar no processo de ensino a distância. O referido projeto ficou responsável por analisar as respostas dos discentes do curso de Engenharia de Minas, na qual foi possível identificar que os principais desafios das aulas em sistema remoto estão na dificuldade de estudar e focar nas aulas, além da excessividade de atividades cobradas pelos professores. Além disso, a partir da análise das respostas do último formulário, na análise individual de cada turma, das 15 turmas avaliadas, 60% foram classificadas como boas, 7% como medianas e 33% como críticas, em que fatores como a qualidade das videoaulas e quantidade excessiva de atividades foram predominantes para as turmas críticas. Com base nos dados mencionados, realizou-se uma reunião com as coordenações de todos os cursos, a fim de explanar todas as principais críticas e elogios provindos dos alunos, buscando modificações por parte das mesmas para a melhoria desse sistema de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
EUCRATEÚS - PPE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_algaraujo.pdf136,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.