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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nunes, Emanuel Ricardo Germano | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Eduardo Francelino de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T17:32:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04T17:32:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Eduardo Francelino de. Potências da imagem e sociedade de controle na Filosofia de Gilles Deleuze. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58175 | - |
dc.description.abstract | The idea of image runs through the philosophy of Gilles Deleuze in all his moments from different remarkable perspectives. In fact, a philosophy of difference could not be fixed on a single essential or even ontological definition of image, as in the case of several other concepts used by Deleuze, the concept of image presents itself differently at each moment in function of each specific problem around of which it is positioned. It is this path of the idea of image - which, although it keeps connections and continuities, is also an uncentered, non-linear, bifurcated, non-chronological path, and even, in a certain sense, endowed with its own, aberrant logic - that the present work seeks go along; from three distinct parts, each dedicated to a specific problem unfolded in more or less distinct fields of philosophy itself: in the first instance, we will deal with the image as an image of thought from a noological perspective; in a second moment of the image entering the era of modern technique, under an aesthetic perspective, with studies on cinema and painting and, finally, approached from an ethical and political perspective, the moment when the image associated with language, merges decisively to information technology and enters the era of control, no longer serving a noetic function or an aesthetic function - not aiming at a pedagogy of the spirit or an embellishment of the world - but simply at a social, technical and political function under the umbrella of integrated world capitalism, and its absolute computerization. the transition from a markedly disciplinary society to a global control society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Thought | pt_BR |
dc.subject | Control | pt_BR |
dc.subject | Subjectivation | pt_BR |
dc.title | Potências da imagem e sociedade de controle na Filosofia de Gilles Deleuze | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A ideia de imagem atravessa a filosofia de Gilles Deleuze em todos os seus momentos sob diferentes perspectivas assinaláveis. Efetivamente, uma filosofia da diferença não poderia se deixar fixar a uma única definição essencial ou mesmo ontológica de imagem, a exemplo de diversos outros conceitos utilizados por Deleuze, o conceito de imagem se apresenta diferentemente em cada momento em função de cada problema específico em torno do qual se posiciona. É esse percurso da ideia de imagem – que embora guarde conexões e continuidades é também um percurso a-centrado, não linear, bifurcado, não cronológico, e mesmo, em certo sentido, dotado de uma lógica própria, aberrante – que o presente trabalho procura acompanhar; a partir de três partes distintas, sendo cada uma dedicada a uma problemática específica desdobrada em campos mais ou menos distintos da própria filosofia: em um primeiro momento trataremos da imagem enquanto imagem do pensamento sob uma perspectiva noológica; em um segundo momento da imagem adentrando a era da técnica moderna, sob uma perspectiva estética, com o auxílio dos estudos sobre cinema e pintura e, por fim, abordado sob uma perspectiva ética e política, o momento em que a imagem associada à linguagem, se funde decisivamente à tecnologia de informação e adentra a era do controle, não servindo mais a uma função noética nem a uma função estética – não almejando uma pedagogia do espirito nem um embelezamento do mundo – mas simplesmente a uma função social, técnica e política sob a égide do capitalismo mundial integrado, e sua informatização absoluta. A transição de uma sociedade marcadamente disciplinar para uma sociedade de controle a nível mundial. | pt_BR |
dc.title.en | Powers of the image and control society in the Philosophy of Gilles Deleuze | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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