Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCota, Tiany Guedes-
dc.contributor.authorAndrade, Thayres de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Luana Viana Costa e-
dc.contributor.authorSilva, Rafael Chagas-
dc.contributor.authorBatista, Tatiane Lima-
dc.date.accessioned2021-05-04T14:53:02Z-
dc.date.available2021-05-04T14:53:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOTA, Tiany Guedes; ANDRADE, Thayres de Sousa; SILVA, Luana Viana Costa e; SILVA, Rafael Chagas; BATISTA, Tatiane Lima. A criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 17, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58171-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocência no ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.titleA criação do grupo de estudos em docência como proposta de formação continuada dos docentes da UFC em Crateúspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara que o docente do ensino superior possa exercer bem o seu papel, além do conhecimento aprofundado sobre temas específicos de sua área, é necessário, também, possuir formação pedagógica. Entretanto, no percurso do magistério superior, docentes com formação em cursos de bacharelado enfrentam dificuldades com a didática. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC, que contou com a participação de 28 professores do campus de Crateús, demonstrou que cerca de 36% não possuem formação pedagógica. Embora a maioria, 64%, possua algum tipo de formação nessa área, muitos relataram dificuldades relacionadas à prática docente. Dentre as demandas de capacitação percebidas ao longo da prática cotidiana, foram destacadas: metodologias de avaliação, metodologias ativas, planejamento de disciplinas, educação inclusiva no ensino superior, além de dificuldades em lidar com o pouco conhecimento prévio por parte das turmas ingressantes e desmotivação de muitos discentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do Grupo de Estudos em Docência no Ensino Superior (GEDES). O grupo iniciou as atividades em abril de 2020 de forma remota com o propósito de desenvolver esse fazer docente em professores do campus da UFC em Crateús. Formado, atualmente, por 13 professores de todos os cursos de graduação do campus e por 3 técnicos administrativos em educação, atua de modo compartilhado, discutindo temas e relatando experiências relacionadas à docência no ensino superior. Inicialmente, os encontros foram semanais com duração de aproximadamente 1 hora. A partir de setembro de 2020, esta frequência passou a ser mensal, com igual duração. A cada encontro, dois integrantes do grupo se voluntariavam para mediar o debate posterior, o qual era orientado com base em temas fundamentados em livros e trabalhos científicos da área pedagógica. Dentre os temas já abordados nos encontros, destacam-se: reflexões a respeito da necessidade do debate sobre competências pedagógicas; interferências das mudanças sociais na universidade e aptidões básicas para o exercício da docência universitária; complementaridade dos processos de ensino e aprendizagem; interação entre os participantes do processo de aprendizagem; o docente do ensino superior e o Projeto Político Pedagógico. Durante o período de ensino remoto do primeiro semestre de 2020, o grupo também promoveu encontros de partilhas de experiências abertos à toda comunidade docente e técnicos administrativos do campus, que se mostraram fundamentais para auxiliar os docentes em suas práticas de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, a criação do grupo de estudos vem proporcionando a construção de conhecimentos pedagógicos de forma coletiva e a troca de experiências didáticas entre o corpo docente universitário. Espera-se que as ações promovidas pelo grupo possam contribuir para a melhoria constante das relações de ensino-aprendizagem e dos cursos de graduação.pt_BR
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - BPD - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_tgcota.pdf137,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.