Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
Tipo: Artigo de Evento
Título : O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
Autor : Santos, Débora de Gois
Borges, Valeska Prada
Prado, Renato Lucio
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Palabras clave : Linha de balanço;Construção civil - Planejamento;Jogos de simulação;Jogos pedagógicos;Técnicas de Ensino-Aprendizagem;Programação linear;Construção civil - Medição da produtividade
Fecha de publicación : 2002
Citación : SANTOS, Débora de Gois; BORGES, Valeska Prada; PRADO, Renato Lucio; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002.
Resumen en portugués brasileño: A partir de um jogo didático concebido originalmente para o ensino de medição de produtividade em obra desenvolveu-se um instrumento para o ensino da técnica de programação da Linha de Balanço dentro de um ambiente de variabilidade na produção. O jogo inicial para ensino de medição de produtividade consistia na construção de uma só casa térrea. Agora o grupo de profissionais parte para a construção de um grupo de 10 casas iguais ou então de um prédio com dez andares, subsolo, casa de máquinas e cobertura. O exercício consiste na colagem de peças de cartolina que simbolizam as várias etapas da obra, como estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações, portas e janelas, colocação de bandejas salva-vidas, pisos e acabamentos finais. O ambiente de variabilidade na produção é obtido por meio do sorteio de dados que indicam o número de peças que podem ser coladas em cada rodada. Os profissionais inicialmente jogam sem nenhum planejamento prévio. A Linha de Balanço funciona como modelo gráfico reproduzindo a produção do grupo. Posteriormente os dados e observações obtidas no primeiro exercício são utilizados para fazer o planejamento de uma nova obra. Um exemplo é apresentado onde grupos de profissionais do setor da construção civil realizaram simulação da construção de um edifício de 10 andares, em cerca de 4 horas de trabalho, sendo que cada grupo tinha variabilidade diferente nos dados
Abstract: Based on an educational game created for the teaching of productivity measurements in a construction site, was developed a tool for teaching the Line of Balance within a production variability environment. The game initially was consisted of one ground floor building, now it is composed of ten ground floor buildings or one ten store building with basement, house machine and roof covering. The exercise consists in a collage of card pieces that symbolizes the several work stages like: structure, masonry, roof coverings, plumbing and electrical installations, doors and windows, putting lifeguard trays, floors and finals finishes. The production variability environment is obtained throughout dices drawing that will indicate the number of pieces that can to be glued in each round. First, the professionals play without any previous planning. The Line of Balance works as graphic model reproducing the group production. After, the dices and observations obtained in first exercise are used to do the planning of a new building. An example is showed where groups of construction professional’s carry out a simulation of the ten store building in about four hours and where each group had different variability in their dices.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_eve_dgsantos.pdf166,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.