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Tipo: Resumo
Título: Educação popular como prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular (Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU DB.2000.AI.01.81)
Autor(es): Gradvohl, Marina Brasil
Vasconcelos, André Aghasi de Sousa
Albuquerque, Newton de Menezes
Palavras-chave: Educação popular;Assistência judiciária;Direitos humanos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GRADVOHL, Marina Brasil; VASCONCELOS, André Aghasi de Sousa; ALBUQUERQUE, Newton de Menezes. Educação popular como prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular (Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU DB.2000.AI.01.81). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A educação popular é elemento indissociável da prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular – AJUP, pois que inverte a concepção padrão de produção de conhecimentos e faz com que não haja um polo que doa conhecimentos e outro que recebe, mas um conjunto que constrói conhecimentos dialeticamente. O CAJU, Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular, é um projeto de extensão que tem essa prática como fundamental a sua atuação. Assim, a educação popular como prática de AJUP objetiva, de maneira geral, disseminar o saber jurídico e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre os sujeitos que dela participam. Nas atuações do CAJU, tal prática é utilizada com o objetivo de intercâmbio de conhecimentos nas suas principais pautas. Guiados por Paulo Freire, com trabalho de base e o caráter pedagógico das AJUPs, valores de coletividade são estimulados para desconstruir a atual estrutura social individualista, buscando fomentar outra em que se possa participar mais ativamente na construção. No processo também se aprende muito com os agentes das comunidades, uma vez que suas vivências carregam mais conhecimento do que adquiriríamos com estudos acadêmicos. Desse modo, diversas parcerias são formadas com os grupos com os quais atuamos, sendo mais recente o vínculo criado com secundaristas que ocuparam escolas no Ceará e também com os moradores da Ocupação Campo Verde. Com esses grupos, os resultados foram gratificantes e significantes. Em cada grupo, os temas abordados interessaram a todos e novos conhecimentos foram construídos. A partilha de experiências fez com que surgissem novas ideias de como enfrentar os problemas, e como reivindicar o que é necessário para o bem geral. Conclui-se que foi possível alcançar resultados que julgamos muito importantes tanto para a experiência dos integrantes do Centro como para nossos parceiros, já que as formações desenvolvidas nesses âmbitos foram muito produtivas e contribuíram para a vontade geral de lutar por direitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58108
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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