Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58102
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação da satistação de moradores do programa de arrendamento residencial em Fortaleza-Ce
Autor : Lopes, Gláuber Bezerra
Mourão, Yves Rabelo
Barros Neto, José de Paula
Freitas, Ana Augusta Ferreira de
Palabras clave : Requisitos de clientes;Satisfação do consumidor;Arrendamento e locação;Aquisição de propriedade;Programa de Arrendamento Residencial (PAR);Segmentação de mercado
Fecha de publicación : 2006
Citación : LOPES, Gláuber Bezerra; MOURÃO, Yves Rabelo; BARROS NETO, José de Paula; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Avaliação da satistação de moradores do Programa de Arrendamento Residencial em Fortaleza-Ce. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XI., 23 a 25 ago. 2006, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Anais[...] Florianópolis, Santa Catarina, 2006.
Resumen en portugués brasileño: Proposta: Com o intuito de diminuir o problema de falta de moradia nos grandes centros urbanos, surgiu o Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O objetivo principal deste artigo foi capturar os requisitos dos clientes finais, através da avaliação da satisfação de arrendatários em três empreendimentos do PAR em Fortaleza. Método de pesquisa/Abordagens: A pesquisa iniciou-se com um trabalho de coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas com os moradores dos conjuntos habitacionais. A etapa posterior consistiu na preparação dos dados incluindo sua edição, codificação, transcrição e verificação. Em seguida, foram feitas análises de freqüências, CHAID e tabulações cruzadas utilizando estatística qui-quadrado, coeficiente de correlação phi e V de Cramer.. Resultados: A análise das freqüências permitiu que fossem verificados os perfis dos moradores, as mudanças realizadas e desejadas na unidade habitacional e o grau de satisfação com os mais diversos itens do condomínio. Com as tabulações cruzadas e o CHAID foi possível verificar quais foram os pontos que tiveram maior relevância em relação ao nível de satisfação geral. De acordo com as estatísticas, a maioria dos usuários está, de uma forma geral, satisfeita. O principal aspecto positivo ressaltado foi a localização dos empreendimentos, os principais negativos foram a segurança e a prestação de serviço da administradora. Contribuições/Originalidade: Pela primeira vez foi feita uma pesquisa de satisfação com bases estatísticas nos empreendimentos PAR de Fortaleza. Além disso, a partir dos resultados pode-se ter uma melhor visão do grau de satisfação dos usuários, possibilitando a melhoria de novos lançamentos.
Abstract: Proposal: The Caixa Econômica Federal (CAIXA) launched the PAR (Residential Leasehold Program) to meet the housing needs of the big cities. The main objective of this article is to identify the requirements of the program’s users evaluating their satisfaction in three of the PAR’s enterprises in Fortaleza. Research Method/Approaches: The research began with a fieldwork to obtain information through semi-structured interviews with the residents of the housing developments. The next stage consisted in preparing the information including its edition, codification, transcription and verification. After that, frequency analyses, CHAID and crosstabs were made using chi-square statistcs, coefficient of correlation phi and Cramer’s V. Results: The frequency analysis allowed to identify the residents’ profiles, the changes made and desired in the apartment and the level of satisfaction with the several items of the condominium. Through the crosstabs and the CHAID it was possible to verify the most relevant points in the general level of satisfaction. According to the statistcs, most of the users are generally satisfied. The main positive aspect mentioned was the good location, the negative ones were the insecurity and the bad managing companies. Contribuitions/Originality: This was the first statistic-based research on the satisfaction of the PAR’s costumers in Fortaleza. Moreover, the results showed the user’s satisfaction level, making possible the launch of better enterprises
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58102
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_eve_gblopes.pdf250,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.