Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saraiva, Marianna de Andrade | - |
dc.contributor.author | Tuya, Krsna Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Martins, Jessica Silva | - |
dc.contributor.author | Becker, Helena | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-29T19:30:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-29T19:30:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Marianna de Andrade; TUYA, Krsna Cordeiro de; MARTINS, Jessica Silva; BECKER, Helena. Educação ambiental: a criança como um agente multiplicador (Açude Vivo nº XI002008PJ022). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58087 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conservação da natureza | pt_BR |
dc.subject | Água - Conservação | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: a criança como um agente multiplicador (Açude Vivo nº XI002008PJ022) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisadores demonstraram que a educação ambiental é uma ferramenta de grande importância para o resgate da população, ao estímulo da conscientização ecológica e à melhoria da qualidade de vida, sendo necessário o incentivo à participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente, principalmente em comunidades que possuem uma fragilidade social, econômica e sanitária, como a que está localizada nas proximidades do Açude Santo Anastácio (ASA), no Campus do Pici. O projeto Açude Vivo desenvolveu uma atividade educativa, com enfoque nos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Liduína Corrêa Leite para sua sensibilização socioambiental, fora do ambiente escolar. Foram selecionados 60 alunos com faixa etária de 8 a 10 anos, divididos em seis turmas, para conhecerem a sede do Projeto, a Casa Verde, em visitas mensais. O principal tema abordado foi a água, com questionamentos sobre seu ciclo, seus usos, sua importância e sua poluição. Para tornar a discussão mais prática, foi apresentada uma amostra de água do ASA em microscópio. Também foram abordados outros temas ambientais, como resíduos sólidos e energia, através de jogos eco educativos. Depois, houve uma visita ao açude, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecê-lo de uma forma diferente da que estão acostumadas, que é em forma de um canal, que se localiza nas proximidades da escola. Essas ações tiveram grande participação e despertaram interesse na maioria das crianças, que se sentiram motivadas para o tema, porém é necessária sua continuidade, com a formação de agentes multiplicadores para a construção de uma sociedade mais sustentável. Pensando nisso, foram selecionadas oito crianças dessas sessenta para participarem de um projeto a longo prazo, chamado de Os Guardiões do Futuro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_masaraiva.pdf | 75,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.