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dc.contributor.advisorCruz, Danielle Maia-
dc.contributor.authorFreitas, Franklin Carter Lopes de-
dc.date.accessioned2021-04-29T15:49:24Z-
dc.date.available2021-04-29T15:49:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, Franklin Carter Lopes de. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFC: a permanência discente como direito à educação dos estudantes do Campus de Sobral. Orientadora: Danielle Maia Cruz. 2021.133 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58080-
dc.description.abstractThis research aims to carry out an evaluation of the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Ceará (UFC), Sobral campus. PNAES causes contemporary transformations in the Brazilian higher education policy, through measures aimed at democratizing access to this level of education and, as a strategy to ensure the conditions of permanence of the most needy students. This research is justified because we consider it important to have an investigation and a better understanding of the development of this program, whose main objective is to carry out guaranteeing actions to support undergraduate students who have proven socioeconomic vulnerability, so that it contributes to their permanence in the institution and that they conclude the respective courses in a timely manner, being that, we try to apprehend its meanings for the subjects to whom it is destined and for the professionals who operate it. Therefore, this qualitative research follows the methodological perspective of the in-depth evaluation of public policies and social programs recommended by Rodrigues (2008, 2011), in which bibliographic, documentary, direct and field observation techniques were used, through semi-structured research. -structured, which were submitted to content analysis. Among the results achieved, even in times of dismantling in public policies in the last governments, it was possible to identify the importance of the Program for the permanence and timely completion of students in a situation of socioeconomic vulnerability in the institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectPolítica de educaçãopt_BR
dc.subjectDireito a educaçãopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFC: a permanência discente como direito à educação dos estudantes do Campus de Sobralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa visa realizar uma avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. O PNAES provoca transformações contemporâneas na política de educação superior brasileira, por meio de medidas que visaram á democratização do acesso a este nível de ensino e, enquanto estratégia para assegurar as condições de permanência dos discentes mais carentes. Essa pesquisa se justifica por considerarmos importante haver uma investigação e uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento deste programa que tem como objetivo principal executar ações garantidoras de apoio aos estudantes da graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada, de forma que contribua para a sua permanência na instituição e que concluam em tempo hábil os respectivos cursos, sendo que, procuramos apreender os seus significados para esses sujeitos e para os profissionais que o operacionalizam. Para tanto, esta pesquisa qualitativa segue a perspectiva metodológica da avaliação em profundidade de políticas públicas e programas sociais recomendados por Rodrigues (2008, 2011), em que foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, observação de campo, através de entrevistas semi-estruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados foi possível identificar a importância do Programa para a permanência e na conclusão em tempo hábil dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na instituição, mesmo em tempos de desmonte nas políticas públicas no atual governo.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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