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Tipo: Tese
Título: Customização de ambientes virtuais de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual
Título em inglês: Customization of O&M virtual environments for people who are blind
Autor(es): Façanha, Agebson Rocha
Orientador: Carvalho, Windson Viana de
Coorientador: Ilabaca, Jaime Hernán Sánchez
Palavras-chave: Interação humano-computador;Orientação e mobilidade;Mapas acessíveis gerados por computador;Interfaces multimodais (hápticos, áudio);Pessoas com deficiência visual
Data do documento: 2021
Citação: FAÇANHA, Agebson Rocha. Customização de ambientes virtuais de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual. 2021. 248 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Pessoas com deficiência visual podem encontrar barreiras na execução de tarefas que exigem representação espacial. Dessa forma, a ausência de visão pode gerar dificuldades para o indivíduo discernir a sua localização atual, estabelecer a posição de outras pessoas ou objetos no espaço físico, definir a direção a seguir e alcançar o destino desejado. Esses são alguns dos problemas enfrentados, diariamente, por pessoas com deficiência visual. Ressaltar-se que as informações obtidas sobre as características ao seu redor são significativas e relevantes para a tomada de decisão em relação às ações que envolvem sua orientação e mobilidade. A organização dessas informações e as escolhas realizadas estão diretamente envolvidas no aprimoramento dos processos cognitivos, os quais são responsáveis por armazenar, recuperar e interpretar elementos referentes à localização e aos atributos específicos de um espaço físico, o que gera uma maior autonomia em sua mobilidade. Por essa razão, estimular a construção de mapas mentais é uma habilidade importante para esses indivíduos e pode ocorrer por meio do contato direto com o ambiente, com o auxílio de mapas táteis ou verbais, bem como com o apoio das tecnologias digitais. Essa tese relata o processo de pesquisa e desenvolvimento de um editor de mapas indoor para ambientes de Orientação e Mobilidade (O&M). Diferentemente de outros trabalhos que fornecem soluções específicas para um dado ambiente, o sistema proposto permite que os professores de orientação e mobilidade criem os mapas a serem usados em suas aulas práticas com aprendizes com deficiência visual, para favorecer a autonomia tanto do educador quanto dos alunos. Além do desenvolvimento do editor de mapas, este trabalho propõe um modelo, implementa um ambiente de O&M para dispositivos móveis e avalia sua usabilidade junto a 25 especialistas em Interação Humano-Computador, a 24 professores de orientação e mobilidade, e a 10 pessoas com deficiência visual. Desse modo, busca-se uma melhor compreensão da aplicabilidade no aprimoramento da navegação e wayfinding das pessoas com deficiência visual, de modo a torná-las mais autônomas e independentes nas relações com outras pessoas, objetos e ambientes.
Abstract: People who are blind find greater barriers in performing tasks that require spatial representation. Thus, the absence of vision can create difficulties for the individual to discern their current location, establish the position of other people or objects in physical space, set the direction to go and reach the desired destination. These are some of the problems faced daily by visually impaired people, and any information gained about the surrounding characteristics tends to be significant and relevant to decision making regarding moving actions. The organization of this information and the choices made are directly involved in improving cognitive processes, which are responsible for storing, retrieving and decoding information about the location and specific attributes of a physical space, which may lead to greater autonomy in its mobility. For this reason, the construction of mental maps is an important skill for these individuals and can occur through direct contact with the environment, or with the help of descriptive or verbal maps, or even with the support of technology. This thesis reports the research and development process of an indoor navigation audio-haptic map editor. Differently, from other works that provide solutions specific to a given environment, the proposed system will allow orientation and mobility teachers to create the maps to be used in their practical classes with the visually impaired learners, thus favoring the autonomy of these subjects. In addition to the development of the map editor, this work proposes a model, implements an O&M environment for mobile devices, and assesses its usability with 25 specialists in human-computer interaction, 24 guidance and mobility teachers, and 10 people with disabilities visual. These steps seek a better understanding of their applicability in improving the navigation and wayfinding of people with visual impairments to make them more autonomous and independent in their relationships with others, objects, and environments.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57990
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