Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Larissa Souza-
dc.contributor.authorGonzález, Ricardo Hugo-
dc.contributor.authorCalixto, Sarah Isabel Silva-
dc.date.accessioned2021-04-26T11:15:25Z-
dc.date.available2021-04-26T11:15:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGARCIA, Larissa Souza; GONZÁLEZ, Ricardo Hugo; CALIXTO, Sarah Isabel Silva. Basquete como mecanismo de inclusão social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57974-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBasquetebol - Integração socialpt_BR
dc.subjectEsportes para crianças - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleBasquete como mecanismo de inclusão socialpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrBASQUETEBOL COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 Larissa Souza Garcia; Sarah Isabel Silva Calixto; Ricardo Hugo González. Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará Introdução: Atualmente o esporte para crianças e adolescente pode ser utilizado como meio de formação e inclusão social. Nesse contexto o Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará oportuniza a prática regular de esportes coletivos para essa população, mas especificamente a prática do basquetebol. Objetivo: Verificar o efeito da prática regular do basquetebol nas relações interpessoais dos alunos da escolinha de basquete do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida. Método: Trata-se de um estudo transversal, de cunho qualitativo. A amostra foi constituída de maneira não aleatória, de acordo com a disponibilidade. Foram escolhidos 10 alunos, com idade entre 12 e 16 anos, residentes da Comunidade Planalto Pici e participantes da escolinha de basquete. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma pergunta norteadora “Qual o significado da minha experiência com o Basquetebol?”. Resultados: Dos alunos entrevistados, 70% afirmaram que o basquete agiu de maneira transformadora, ajudando a desenvolver a perseverança, a força de vontade e a autoestima. Os outros 30% consideram o basquete como um meio de diversão e uma maneira de se afastarem dos perigos das ruas e das más companhias. Conclusão: O esporte tem a capacidade de mudar muito além dos aspectos físicos e motores, ele desenvolve atributos essenciais para um bom convívio social. O esporte possibilita que todos tenham os mesmos direitos e cumpram as mesmas regras dentro de quadra, ensinando aos jogadores a serem disciplinados, a desenvolver a liderança e a respeitar os adversários. Palavras-chave: Basquete; Inclusão Social; Adolescentes.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lsgarcia.pdf71,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.