Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57946
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta de ensino de circuito elétrico utilizando resíduos de equipamentos eletroeletrônicos |
Autor(es): | Caetano, Sandro Augusto Balbino |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Resíduos eletroeletrônicos;Educação ambiental;Circuito elétrico simples |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | CAETANO, S. A. B. Uma proposta de ensino de circuito elétrico utilizando resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. 2021. 56 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Incorporado com o continuo e rápido avanço tecnológico do século XXI veio o abandono de aparelhos eletroeletrônicos. Muitos desses equipamentos são descartados de forma errada, mas podem dentro do ponto de vista de ensino, contribuir para a participação mais efetiva dos alunos dentro do processo ensino-aprendizagem. Componentes eletrônicos de televisores, computadores entre outros, considerados por muitas pessoas como obsoletos, podem ser, de certa forma, reaproveitados em laboratórios de ciências ou utilizados em demonstrações em sala de aula sob a forma de circuitos elétricos simples ou atividades como oficinas de eletrônica. Dessa forma, nesse trabalho apresenta-se uma proposta para a utilização de componentes eletrônicos de produtos eletrônicos em desuso. Através da proposta com atividades para recolha de eletrônicos, o que irá reduzir a poluição e beneficiar o meio ambiente, separação de componentes e montagem, este trabalho se propõe dinamizar o processo de ensino aprendizagem além de levar informações de cunho social para a comunidade sobre os efeitos nocivos do descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos. Neste contexto, a aquisição do conhecimento do aluno poderá se tornar mais produtiva. Esta proposta foi direcionada para aulas de eletromagnetismo do ensino médio. |
Abstract: | Incorporated with the continuous and rapid technological advance of the 21st century came the abandonment of electronic devices. Many of these devices are discarded in the wrong way, but they can, from the teaching point of view, contribute to the more effective participation of students within the teaching-learning process. Electronic components of televisions, computers, among others, considered by many people to be obsolete, can be, in a way, reused in science laboratories or used in classroom demonstrations in the form of simple electrical circuits or activities such as electronics workshops. Thus, in this work we present a pedagogical proposal for the use of electronic components of electronic products in disuse. Through the proposal with activities for the collection of electronics, which will reduce pollution and benefit the environment, separation of components and assembly, this work aims to streamline the teaching and learning process, in addition to bringing social information to the community. community about the harmful effects of incorrect disposal of electronic devices. In this context, the acquisition of the student's knowledge may become more productive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57946 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_sabcaetano.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.