Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896
Tipo: Resumo
Título: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças)
Autor(es): Reis, Lucas Oliveira
Nunes, Lara de Souza
Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos
Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
Palavras-chave: Capacidade motora em crianças;Transtornos das Habilidades Motoras;Crianças - Saúde e higiene
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: REIS, Lucas Oliveira; NUNES, Lara de Souza; SANTOS, Letícia Rodrigues Vieira dos; FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Avaliação da coordenação motora de crianças). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Crianças com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam atraso no desenvolvimento das habilidades motoras e, por isso, apresentam desempenho motor inferior ao esperado para a idade em atividades escolares e de vida diária. Normalmente, o desempenho motor de crianças com TDC é caracterizado como sendo mais lento, menos preciso e mais variável do que o de crianças com desenvolvimento típico (DT). Desta forma, a criança com dificuldade motora tende a desenvolver a problemas psicossociais, como baixa autoestima, angústia e ansiedade, acometendo ainda mais seu desempenho acadêmico e social. Assim, é importante identificar quais crianças apresentam tais dificuldades e programar intervenções específicas para elas para amenizar o impacto deste transtorno em suas vidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora de crianças. Para isso, 217 crianças, de ambos os sexos, de 8 a 10 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental de escola municipal de Fortaleza/CE, foram avaliadas através da bateria de testes motores Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). Esta bateria permite atribuir à criança um escore global de acordo com seu desempenho em três tarefas de destreza manual, duas tarefas de habilidades com bola e três tarefas de equilíbrio estático e dinâmico. Os resultados mostraram que 10% das crianças avaliadas foram identificadas com TDC, 30% com Risco de apresentar TDC e 58% com DT. Em específico, os resultados das avaliações mostraram que os meninos apresentam desempenho superior ao das meninas nos três componentes de tarefas do MABC-2, principalmente no componente motor arremessar e receber. Os resultados sugerem que a identificação de crianças que apresentam dificuldades de coordenação motora se faz importante no ambiente escolar e que este atua como estimulador no desenvolvimento da coordenação motora.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57896
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_loreis.pdf71,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.