Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57876
Tipo: Resumo
Título: Processo de instalação de uma TV na internet: um relato de experiência sobre técnicas e desafios (PD00.2012.PJ.0476)
Autor(es): Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Medeiros, Isaac Coelho
França, Roberta Cavalcante de
Borges Neto, Herminio
Palavras-chave: Televisão na Web;População rural - Inclusão digital;População rural - Integração social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; MEDEIROS, Isaac Coelho; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Herminio. Processo de instalação de uma TV na internet: um relato de experiência sobre técnicas e desafios (PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Este relato versa sobre como instalar uma WebTv e como ela pode afetar a cultura de um lugar. A construção desta mídia faz parte de uma das etapas do CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, que visa incluir assentamentos rurais digitalmente, levando formações sobre diversas ferramentas e assuntos como edição de imagem, edição de vídeo e áudio, Educação a Distância, entre outros. Porém, antes de irmos até os assentamentos, fizemos a criação da nossa própria WebTV do CRID. Procuramos formas gratuitas de se criar uma WebTV, já que o projeto não trabalha com recursos financeiros para esta instalação, além de usarmos a metodologia “mão-no-bolso” (BORGES NETO, 2001), que versa sobre a postura do professor diante dos alunos. No processo da instalação, primeiramente, escolhemos o SO (Sistema Operacional) que foi o Linux Mint, pois ele já é trabalhado no projeto e também por ser um Software Livre. Outro passo foi escolher qual site poderia hospedar e transmitir a WebTV, objetos foco desse trabalho. E como já usa-se o Wordpress no CRID, foi procurado um plugin que fizesse ao menos a transmissão por ele. O método alternativo encontrado foi hospedar os vídeos no YouTube e fazer o embed (embutido) nas postagens. O streaming (transmissão) deles ficou por parte do OBS (Open Broadcast Software) que após a transmissão ao vivo fica armazenado na conta do YouTube. Onde também pode-se editá-los através apenas do site. Quatro bolsistas, sendo uma coordenadora do projeto, fizeram parte efetivamente deste desafio, concluímos que as dificuldades foram encontrar formas gratuitas de criar e transmitir a WebTV do CRID, além de pensar formas pedagógicas de como levar este processo da instalação para comunidades rurais do interior do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmsnepomuceno.pdf75,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.