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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Romcy, Neliza Maria e Silva | - |
dc.contributor.author | Santiago, Zilsa Maria Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T11:05:28Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20T11:05:28Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ROMCY, Neliza Maria e Silva; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. A avaliação pós-ocupação como instrumento na busca da acessibilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIII., 6 a 8 out. 2010, Canela, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[...] Canela, Rio Grande do Sul, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57848 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal | pt_BR |
dc.subject | Prédios Escolares | pt_BR |
dc.title | A avaliação pós-ocupação como instrumento na busca da acessibilidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O conceito de inclusão social reconhece a diversidade humana como fundamental, defendendo a busca de uma sociedade viável para a convivência com as diferenças, com a realização de seus direitos, necessidades e potencialidades. Nesse processo, a adoção do Desenho Universal e a eliminação das barreiras arquitetônicas se tornam imperativos para possibilitar acesso e mobilidade livres, não apenas para aqueles com deficiências físicas “permanentes” ou temporárias, mas para todos, assegurando o Direito Humano de ir e vir. Apesar de sua tamanha importância, a projeção do tema é recente, encontrando um legado de edificações inadequadas e o desafio da aplicação de conceitos e recomendações, por vezes, ainda em processo de amadurecimento ou complementação. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo abordar de que forma a metodologia de Avaliação Pósocupação – APO mostra-se como instrumento relevante nesse processo, através da identificação das barreiras arquitetônicas e das reais necessidades do usuário com dificuldades de apropriação do espaço construído. Para tanto, é apresentado o estudo elaborado nas escolas municipais de ensino fundamental em Fortaleza, no qual foram analisadas as condições de acessibilidade destas escolas, a partir de vistorias técnicas, visitas acompanhadas e estudo dos níveis de satisfação do usuário. Dessa forma, a partir de uma sistematização dos resultados e conhecimento produzido, é possível a apreensão das deficiências encontradas no desempenho dessas edificações, no que diz respeito à acessibilidade, e uma contribuição com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2010_eve_nmsromcy.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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