Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5779
Tipo: Artigo de Evento
Título : Escrita colaborativa na Biblioteca Universitária: O uso do Google Docs na construção do conhecimento
Autor : Rifane, Diana Maria Flor de Lima
Bezerra, Fabíola Maria Pereira
Queiroz, Nirlange Pessoa de
Palabras clave : Escrita Colaborativa;Google Docs;Sistema de Bibliotecas da UFC;Collaborative Writing;Google Docs;Federal University of Ceará Library System
Fecha de publicación : 2012
Editorial : http://www.snbu2012.com.br/anais/pdf/4RC2.pdf
Citación : RIFANE, Diana Flor de Lima; BEZERRA, Fabíola Maria Pereira; QUEIROZ, Nirlange Pessoa de. Escrita colaborativa na biblioteca universitária: o uso do Google Docs na construção do conhecimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS ,17., 2012, Gramado/RS. Anais... Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: <http://www.snbu2012.com.br/anais/pdf/4RC2.pdf >. Acesso em: 31 out. 2012.
Resumen en portugués brasileño: As Tecnologias da Comunicação e Informação influenciam as transformações e inovações nos processos de difusão da informação. Esse fato pode ser verificado, especialmente, em relação ao ambiente da Internet e da Web. Um exemplo disso é a importância da Escrita Colaborativa (EC), com ênfase no uso das tecnologias da web 2.0, uma vez que a EC deve ser vista como um processo social e também como uma nova modalidade de construção coletiva de conhecimento, onde diferentes colaboradores podem dialogar numa plataforma virtual, construindo um único documento. Nesse contexto, apresentamos a experiência da Biblioteca Universitária da UFC na construção do Boletim Informativo do Sistema de Bibliotecas, que existe há 24 anos e sempre foi produzido por meio da escrita colaborativa, e que desde 2011 é editado utilizando-se o aplicativo editor de textos do Google Docs. Essa mudança vem dinamizando a produção, agilizando a periodicidade e mantendo-o sempre atualizado quanto às informações divulgadas mensalmente para toda a comunidade acadêmica, indicadores que reforçam a relevância da utilização das tecnologias colaborativas para a produção qualitativa do conhecimento.
Abstract: The Information and Communication Technologies affect the changes and innovations in the information dissemination processes. This fact can be checked especially in relation to the environment of the Internet and the Web. One example is the importance of the Collaborative Writing (CW), with emphasis on the use of Web 2.0 technologies, since the CW should be seen as a social process and also as a new type of collective construction of knowledge, where different collaborators may engage in a virtual platform to build a single document. Within this context, we present our experience in the construction of Biblionotícias - the Newsletter of the Library System of Federal University of Cearm, which has existed for 24 years and has always been produced through the collaborative writing, and since 2011 is edited using the text editor application Google Docs. This change is dynamizing production, helping to maintain the periodicity and keeping it updated on the information disclosed on a monthly basis throughout the academic community, indicators that reinforce the relevance of the use of collaborative technologies for the production of qualitative knowledge.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5779
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_dmflrifane.pdf145,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.