Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Marcella Facó | - |
dc.contributor.author | Santos, André Bezerra dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T12:17:09Z | - |
dc.date.available | 2021-04-16T12:17:09Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Marcella Facó; SANTOS, André Bezerra dos. Proposta de ações sustentáveis direcionadas à melhoria do ambiente escolar na região rural do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XIV, 29 a 31 out. 2012, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Anais[...] Juiz de Fora, Minas Gerais, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57780 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, sustainable development is one of the most discussed topics in various social spheres, being important not only for the urban areas, but also for the rural context. The development of sustainable technologies has allowed people to better use natural resources by reducing its operating level, as well as improving the quality of the built environment and minimizing its negative impact on the natural environment. However, the approach and application of these subjects in rural areas, especially in schools, have not achieved success due to both lack of approach and implementation of projects focused on those areas. This work aimed to present constructive and sustainable techniques that can be applied in rural schools in the State of Ceará, taking into consideration its regional peculiarities and forms of social mobilization to guarantee a sustainable action, focused on the school environment improvement. The work started with a region characterization and literature review on the possible techniques that could be used. Afterwards, we tried to link the technical aspects with region characteristics, as well as the best approach for each subject in the classroom, making them part of school life and following the recommendations of the environmental education law. Thus, we propose some sustainable actions to improve the built environment of rural buildings, and to facilitate the process of environmental awareness and teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Melhoria da qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Construção escolar | pt_BR |
dc.title | Proposta de ações sustentáveis direcionadas à melhoria do ambiente escolar na região rural do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desenvolvimento sustentável é um dos temas mais abordados da atualidade nas diversas esferas sociais, sendo de grande importância não somente para a área urbana, mas também para a área rural. O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis tem permitido ao homem maior aproveitamento dos recursos naturais reduzindo seu nível de exploração, além de melhorar a qualidade do ambiente construído e minimizar seu impacto negativo no ambiente natural. Entretanto, a abordagem e aplicação desses temas na área rural, especialmente em escolas, ainda tem deixado a desejar, tanto pela falta de abordagem quanto mesmo pela pouca aplicação de projetos nessas áreas. O foco desse trabalho é apresentar técnicas construtivas e sustentáveis que podem se aplicadas em escolas rurais do estado de Ceará, levando em consideração suas peculiaridades regionais e formas de abordagem para a mobilização social indispensável em qualquer ação sustentável, visando à melhoria do ambiente escolar. O trabalho se iniciou com uma caracterização da região e um levantamento bibliográfico de possíveis técnicas. Em seguida, fez-se uma associação dos aspectos relacionados com as técnicas e sua compatibilidade com as características da região. Após a escolha das técnicas mais adaptáveis, procuraram-se formas de abordá-las dentro da sala de aula, tornando-as parte do cotidiano escolar e seguindo as indicações da lei de Educação Ambiental. Assim, obteve-se uma proposta de ações sustentáveis para melhorar o ambiente construído dessas edificações rurais, encaixando-se na realidade escolar. A inserção de ações como essa na realidade escolar pode facilitar o processo de conscientização ambiental, além de gerar melhoria do espaço escolar e possibilitar melhorias na qualidade de vida pela multiplicação da rotina escolar na vida cotidiana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEHA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_mfsoares.pdf | 147,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.