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dc.contributor.advisorRomero, Claudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorArruda, Hanna Rocha de-
dc.date.accessioned2021-04-15T23:59:50Z-
dc.date.available2021-04-15T23:59:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationARRUDA, Hanna Rocha de. O meu, o seu, o nosso: a influência do materialismo e da confiança sobre a atitude e a intenção comportamental de consumo colaborativo. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57775-
dc.description.abstractThe constant evolution of society has brought, for the 21st century, changes that influence the way people see the world and, consequently, their forms of behavior and consumption. In this context, collaborative consumption has emerged from sharing practices, commercial loans, rents and exchanges through information and communication technologies. This research focuses on collaborative consumption through the sharing of tangible assets in online platforms, where unknown people use the online platform as a means to access goods without owning them. Thus, this research aims to analyze the influence of materialism in attitude and the influence of trust in the relationship between attitude and behavioral intention in collaborative non-ownership consumption through online platforms with students of the course of Administration of Universities of Fortaleza. Classified as a quantitative, this research was based on descriptive statistics, exploratory factorial analysis, confirmatory factorial analysis and structural equation modeling. The main research findings were that: attitude has a strong positive effect on behavioral intention, materialism has a positive effect on attitude and trust in strangers has a strong positive effect on behavioral intention toward collaborative non-ownership consumption in online platforms, but without the moderator effect as we thought. The findings go against common sense and contribute, both with a new theoretical model for the collaborative non-ownership consumption, and for companies to use materialism and trust as potentiators of this form of consumption.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectPráticas de compartilhamentopt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectIntenção comportamentalpt_BR
dc.subjectMaterialismopt_BR
dc.subjectConfiança em estranhospt_BR
dc.subjectConfiança em plataformaspt_BR
dc.titleO meu, o seu, o nosso: a influência do materialismo e da confiança sobre a atitude e a intenção comportamental de consumo colaborativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evolução constante da sociedade trouxe, para o século XXI, mudanças que influenciam a forma como as pessoas veem o mundo e, consequentemente, as suas formas de comportamento e consumo. Nesse contexto, o consumo colaborativo emergiu de práticas de partilha, empréstimos comerciais, aluguéis e trocas por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Esta pesquisa tem como foco o consumo colaborativo por meio do compartilhamento de bens tangíveis em plataformas online, em que pessoas desconhecidas as utilizam como meio para acessar bens sem possuí-los. Tem como objetivo analisar a influência do materialismo sobre a atitude, e da confiança sobre a relação entre a atitude e a intenção comportamental do consumo colaborativo de não-propriedade através de plataformas online em alunos do curso de Administração de universidades da cidade de Fortaleza. Classificada como quantitativa, a pesquisa utilizou-se de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais para tratamento dos dados. Os resultados mostram que: a atitude tem forte efeito positivo sobre a intenção comportamental, o materialismo tem um efeito positivo sobre a atitude, e a confiança em estranhos tem um forte efeito positivo sobre a intenção comportamental com relação ao consumo colaborativo de não-propriedade em plataformas online, porém sem o efeito moderador esperado. Os achados vão contra o senso comum e contribuem, tanto com um novo modelo teórico para o consumo colaborativo de não-propriedade, como para que empresas utilizem o materialismo e confiança como potencializadores dessa forma de consumo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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