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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57762
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta de utilização de um jogo de celular como ferramenta auxiliar para o ensino de Física em tempos de pandemia |
Autor(es): | Bastos, Abraão Lincon Pinheiro |
Orientador: | Chaves, Andrey |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Pandemia;Ensino remoto emergencial;Ensino de Física |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | BASTOS. A. L. P. Uma proposta de utilização de um jogo de celular como ferramenta auxiliar para o ensino de Física em tempos de pandemia. 2021. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Com a pandemia do COVID-19, as Instituições de Ensino tiveram que adotar o ensino remoto emergencial como forma de minimizar os danos que a ausência de um ano letivo presencial traria aos alunos. Com isso, as escolas e universidades elaboraram estratégias baseadas na utilização das atuais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Porém, como tudo foi feito em caráter de urgência, vários relatos e pesquisas sugerem que o ensino remoto nem sempre se mostrou tão eficaz, gerando ansiedade nos alunos e dificuldade em aprender novos conteúdos. Diante disso, é necessário sempre estar buscando alternativas que facilitem a aprendizagem dos alunos mesmo de forma remota. Pensando em ajudar os professores nessa tarefa árdua, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de física utilizando um jogo de celular como ferramenta para motivar e auxiliar na aprendizagem de cinemática. A proposta visa gerar curiosidade nos alunos para descobrirem a real velocidade, nos games, de um personagem famoso no mundo dos quadrinhos, desenhos animados, cinema e videogames; e, com isso, fazer com que, de uma forma lúdica e descontraída, os alunos consigam colocar em prática os conceitos físicos referentes ao assunto. |
Abstract: | Due to the oubreak of the COVID-19 pandemic, educational institutes were forced to adopt distance learning as a way to minimize the damage caused by the absence of a regular, in-person, scholar year on the students. Consequently, schools and universities developed strategies based on current Information Technologies. However, being made in such a hurry, several testimonials from students and teachers can be found suggesting that distance learning plans have not always been applied in the most efficient way, which helped to create anxiety on the students and difficulties in learning new topics. Therefore, it is necessary to be constantly seeking for alternative ways to make learning easier, even in a distance learning environment. Aiming at helping future teachers in this hard task, the main goal of this work is to present a new proposal for teaching classical physics, using a game (available in mobiles and consoles) as a tool to motivate students and help in learning basic concepts of cinematics. The proposal intends to stimulate the curiosity of the students in calculating the actual velocity, in the game, of a famous character in comics, cartoons, videogames, and movies, namely Sonic: The Hedgehog. With that, we believe students will be able to put in practice the concepts related to cinematics in a casual and playful way. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57762 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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