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Tipo: Dissertação
Título: Dos desfiles à produção midiática: a representação cearense e a construção de narrativas no DFB 2018
Título em inglês: From fashion shows to the media production: the representation of Ceara’s culture and narratives builded during the DFB 2018
Autor(es): Miranda, Maria Isabella Sousa
Orientador: Freitas, Silvia Helena Belmino
Palavras-chave: DFB festival;Representação midiática;Consumo;Narrativas
Data do documento: 2020
Citação: MIRANDA, Maria Isabella Sousa. Dos desfiles à produção midiática: a representação cearense e a construção de narrativas no DFB 2018. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A moda, entendida como uma linguagem que comunica gostos, possibilidades, e manifestações culturais, é objeto de estudo para se entender uma das múltiplas vertentes do funcionamento da mídia atual. A produção jornalística possui uma posição privilegiada para transmitir mensagens e propagar discursos, alguns dos quais tem a moda ou os eventos relacionados ao tema como foco. A pesquisa aqui apresentada busca analisar as narrativas desenvolvidas no DFB 2018, maior evento multidisciplinar da América Latina, e que acontece anualmente em Fortaleza – Ceará, e de que forma elas foram transpostas para as matérias jornalísticas. Para que essa análise fosse possível, foram selecionados os dois principais desfiles do evento, levando em conta os critérios de relevância e número de inserções na mídia nacional. Como aparato teórico, levamos em conta os conceitos de jornalismo de moda de autores como Jofilly (1991) e Caldas (1999), sociedade de consumo para autores como Bauman (2007) e Hellman (2009) e representação para Moscovici (1978) e Hall (2016). Além disso, teóricos como Lipovetsky (1989; 2007) e Baudrillard (1991) auxiliaram a compreender a moda atual como instância simbólica na manifestação do “eu”. Por meio da Análise Crítica da Narrativa do autor Luiz Gonzaga Motta (2016), foram analisados os desfiles e as produções dos jornalistas nacionais que participaram do evento, focando no corpus selecionado. Identificamos como a valorização de signos locais, a ênfase na diferença regional com outros produtores de moda e o desfoque temático foram as principais estratégias para a construção de narrativas nestes processos comunicacionais. Palavras-chave: DFB Festival; representação midiática; consumo; narrativas
Abstract: Fashion, as a way to comunicate tastes, possibilities, and cultural manifestations, is the object of study to understand one of the multiple aspects of the current media behavior. Journalistic production is in a privileged position to transmit messages and spread speeches, some of which have fashion or events related to the theme as their focus. The research hereby presented seeks to analyze the narratives developed at DFB 2018, the largest multidisciplinary event in Latin America, which takes place annually in Fortaleza - Ceará, and how they were transposed into journalistic articles. In order for this analysis to be possible, three main fashion shows of the event were selected, taking into account the criteria of relevance and number of insertions in the national media. As a theoretical apparatus, we take into account the concepts of fashion journalism by authors like Jofilly (1991) and Caldas (1999), consumer society for authors like Bauman (2007) and Hellman (2009) and representation for Moscovici (1978) and Hall (2016). In addition, theorists like Lipovetsky (1989; 2007) and Baudrillard (1991) helped to understand the current fashion as a symbolic instance in the manifestation of the individuality. Through the Critical Narrative Analysis of the author Luiz Gonzaga Motta (2016), the fashion shows and productions of national journalists who participated in the event were analyzed, focusing on the selected corpus. We identified how the valorization of local signs, the emphasis on regional difference with other fashion producers and the thematic focus were the main strategies for the construction of narratives in these communicational processes. Keywords: DFB Festival; media representation; consumption; narratives
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57686
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