Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57677
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de Astronomia como estratégia didática para motivar alunos do ensino médio na aprendizagem de Física |
Autor(es): | Agostinho, José Diego Saldanha |
Orientador: | Araújo, Ascânio Dias de |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Astronomia;Motivação;Grupo de estudo |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | AGOSTINHO, J. D. S. O ensino de Astronomia como estratégia didática para motivar alunos do ensino médio na aprendizagem de Física. 2021. 50 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O ensino de Física, no Brasil, há bastante tempo, enfrenta muitos problemas, evidenciados principalmente pelo baixo desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais, como o Programme International Student Assessment (PISA). Dentro desse ensejo, estratégias visando instigar a curiosidade dos estudantes a partir de temas que motivam o aprendizado de Física, tornando-o mais atraente, apresentam-se como alternativa viável para o ensino. Assim, buscou-se mostrar, com a criação de um grupo de estudos de Astronomia com alunos do Ensino Médio, como utilizar a astronomia como disciplina auxiliar para motivar os estudantes no estudo de Física. Com essa finalidade, o trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa com alunos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. César Cals, a fim de sondar as principais percepções dos alunos a respeito da disciplina de Física. Essa pesquisa foi realizada durante o programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. Com base nessa pesquisa, foi estabelecido um segundo momento, no qual foi criado um grupo de estudos sobre temas astronômicos, que contou com aulas teóricas na própria escola e atividades práticas realizadas no observatório da Seara da Ciência. Dentro da metodologia apresentada, a Astronomia foi explorada em caráter interdisciplinar, sendo tratada pela abordagem que envolve a História e Filosofia da Ciência (HFC), unindo a Física a aspectos históricos e sociais. Assim, foi possível constatar, no primeiro momento da pesquisa, que muitos estudantes avaliam a Física como uma disciplina monótona, resumindo-se a mera aplicação de fórmulas e excessivamente carregada de operações matemáticas. Dentro das atividades de investigação, ainda no primeiro momento, apurou-se que cerca de 70% dos estudantes tinham interesse por aulas de Astronomia dentro da disciplina de Física. Após a implementação do grupo de estudos e desenvolvimento das atividades práticas e teóricas, foram obtidos, como primeiros resultados positivos, evasão de 0% durante os dois meses de funcionamento do grupo. Ademais, por meio de questionários aplicados, mais de 88% dos estudantes atestam a relevância dos temas estudados. Além disso, alguns alunos passaram a cogitar seguir uma carreira científica. Em vista disso, este estudo confirma que uma visão contextualizada da física, por meio do uso da Astronomia como disciplina auxiliar, pode atenuar a evasão escolar e aproximar os estudantes da Ciência. |
Abstract: | Physics teaching in Brazil has been facing many problems for a long time, evidenced mainly by the low performance of Brazilian students in international assessments, such as the International Student Assessment Program (PISA). Within this opportunity, strategies aimed at instigating students' curiosity based on themes that motivate physics learning, making it more attractive, present themselves as a viable alternative for teaching. Thus, we sought to show, with the creation of a group of Astronomy studies with high school students, how to use astronomy as an auxiliary discipline to motivate students in the study of Physics. For this, the work was divided into two moments. Initially, a survey was conducted with students at the State High School Dr. César Cals, in order to probe the main perceptions of students regarding the subject of Physics. This research was carried out during the Pedagogical Residency program at the Federal University of Ceará. From this research, a second moment was established, in which a group of studies on astronomical themes was created, which included theoretical classes at the school itself and practical activities carried out at the Seara da Ciência observatory. Within the presented methodology, Astronomy was explored in an interdisciplinary character, being treated by the approach that involves the History and Philosophy of Science (HFC), uniting Physics to historical and social aspects. Thus, it was possible to verify, in the first moment of the research, that many students evaluate Physics as a monotonous discipline, summarizing the mere application of formulas and excessively loaded with mathematical operations. Within the research activities, even at the first moment, it was found that about 70% of the students were interested in Astronomy classes within the discipline of Physics. After the implementation of the study group and the development of practical and theoretical activities, as a first positive result, an evasion of 0% was obtained during the two months of operation of the group. In addition, through applied questionnaires, more than 88% of students attest to the relevance of the topics studied. In addition, some students began to consider pursuing a scientific career. In view of this, this study confirms that a contextualized view of physics, through the use of Astronomy as an auxiliary discipline, can mitigate school dropout and bring Science students closer together. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57677 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_jdsagostinho.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.