Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57674
Tipo: | Resumo |
Título: | Reflexões sobre erros de produção escrita de alunos de inglês: relatos da experiência como bolsista da Casa de Cultura Britânica |
Autor(es): | Assis, Leticia Freitas de Pitombeira, Aline Rocha |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Inglês escrito;Língua inglesa - Gramática;Língua inglesa - Erros;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ASSIS, Leticia Freitas de; PITOMBEIRA, Aline Rocha. Reflexões sobre erros de produção escrita de alunos de inglês: relatos da experiência como bolsista da Casa de Cultura Britânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Nas salas de aula de ensino de Língua Inglesa de diferentes níveis podemos notar que os alunos cometem erros durante a escrita de redações que nem sempre estão relacionados ao conteúdo abordado durante o semestre cursado. É possível encontrar em diversas redações algumas falhas relacionadas à gramática previamente estudada em semestres anteriores, que já deveriam ter sido sanadas, porém continuam acompanhando o aluno, levando-o a cometer erros que poderiam não ocorrer mais. O presente trabalho, um estudo de caso que se encontra em andamento, tem por objetivo fazer uma análise abrangendo os erros na produção escrita de alunos falantes nativos de Português Brasileiro em aprendizagem de Língua Inglesa como segunda língua/língua estrangeira. Os discentes selecionados para formação do material de análise estão matriculados regularmente em uma turma de Semestre IV da Casa de Cultura Britânica (CCB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pretendemos observar e relatar os erros não referentes aos conteúdos do semestre de matrícula, e sim dos três semestres iniciais, através das duas redações solicitadas para compor a nota escrita da primeira etapa, e fazer uma apreciação quantitativa, observando equívocos como em preposições, artigos, entre outros. Com este estudo em curso, buscaremos evidenciar as possíveis causas para a ocorrência dessas falhas gramaticais, usando como embasamento teórico a perspectiva de WARDHAUGH (1983) e de RICHARDS & SAMPSON (1994), bem como o suporte gramatical QUIRK (1985). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57674 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lfassis.pdf | 75,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.