Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57674
Tipo: Resumo
Título: Reflexões sobre erros de produção escrita de alunos de inglês: relatos da experiência como bolsista da Casa de Cultura Britânica
Autor(es): Assis, Leticia Freitas de
Pitombeira, Aline Rocha
Palavras-chave: Língua inglesa - Inglês escrito;Língua inglesa - Gramática;Língua inglesa - Erros;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ASSIS, Leticia Freitas de; PITOMBEIRA, Aline Rocha. Reflexões sobre erros de produção escrita de alunos de inglês: relatos da experiência como bolsista da Casa de Cultura Britânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Nas salas de aula de ensino de Língua Inglesa de diferentes níveis podemos notar que os alunos cometem erros durante a escrita de redações que nem sempre estão relacionados ao conteúdo abordado durante o semestre cursado. É possível encontrar em diversas redações algumas falhas relacionadas à gramática previamente estudada em semestres anteriores, que já deveriam ter sido sanadas, porém continuam acompanhando o aluno, levando-o a cometer erros que poderiam não ocorrer mais. O presente trabalho, um estudo de caso que se encontra em andamento, tem por objetivo fazer uma análise abrangendo os erros na produção escrita de alunos falantes nativos de Português Brasileiro em aprendizagem de Língua Inglesa como segunda língua/língua estrangeira. Os discentes selecionados para formação do material de análise estão matriculados regularmente em uma turma de Semestre IV da Casa de Cultura Britânica (CCB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pretendemos observar e relatar os erros não referentes aos conteúdos do semestre de matrícula, e sim dos três semestres iniciais, através das duas redações solicitadas para compor a nota escrita da primeira etapa, e fazer uma apreciação quantitativa, observando equívocos como em preposições, artigos, entre outros. Com este estudo em curso, buscaremos evidenciar as possíveis causas para a ocorrência dessas falhas gramaticais, usando como embasamento teórico a perspectiva de WARDHAUGH (1983) e de RICHARDS & SAMPSON (1994), bem como o suporte gramatical QUIRK (1985).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57674
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lfassis.pdf75,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.