Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57669
Type: TCC
Title: Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning): uma proposta para o ensino de Física no modelo de ensino remoto emergencial
Authors: Valentim, Willian Cordeiro
Advisor: Reis, Saulo Davi Soares e
Keywords: Aprendizagem baseada em equipes;Team-Based Learning;TBL;Pandemia;Ensino remoto;Metodologias ativas;TDIC
Issue Date: 2021
Citation: VALENTIM, W. C. Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning): uma proposta para o ensino de Física no modelo de ensino remoto emergencial. 2021. 57 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diante do atual cenário de pandemia mundial ocasionado pela COVID 19, como medida de contenção da propagação do vírus, foi implementado o isolamento social . Nessa perspectiva, a escola, como um ambiente propício a interações sociais c onstantes, teve suas atividades interrompidas subitamente. O ensino, até então presencial, teve de ser transportado para o modelo de ensino remoto, para dar continuidade ao processo formativo dos estudantes. Após a transição do modelo de ensino presencial para o ensino remoto, o paradigma tradicional do ensino de Física ainda permaneceu presente, onde os estudantes desempenham uma postura completamente passiva, com pouca ou nenhuma participação e discussão. Diversas metodologias ativas têm mostrado resultados positivos ao serem utilizadas no ensino remoto, principalmente, por proporcionar uma maior participação, interação, aprendizagem de conteúdos e a construção de habilidades dos participantes. Neste trabalho, foi adotado a Team Based Learning TBL ), ou Apendizagem Baseada em Equipes para ministrar um a aula abordando o tópico inicial da disciplina de Física 3 para uma turma de alunos oriundos de uma escola da rede pública . Foi mostrado que é possível adaptar a metodologia ativa para o ensino remoto através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ( TDIC )), desde de que haja um planejamento adequado para que se possa contornar fragilidades durante o processo.
Abstract: In face of the current global pandemic scenario caused by COVID 19, as a measure to contain the spread of the virus, social isolation was implemented. In this perspective, the school, as an environment of con stant social interaction, had its activities suddenly interrupted. The activity of teaching , until then face to face, had to be transported to the remote teaching model in order to continue the students' education process. After the transition from the fac e to face teaching model to the remote teaching model , the traditional paradigm of teaching physics still remained present, where students have a completely passive attitude, with little or no participation and discussion. Several active methodologies have shown positive results when used in remote teaching, mainly by providing greater participation, interaction, content learning, and skill building of the participants. In this work, Team Based Learning (TBL) was adopted to teach a class approaching the ini tial topic of Physics 3 to a group of students from a public school. It was shown that it is possible to adapt the active methodology for remote teaching through Digital Information and Communicati on Technologies (ICT), provided that there is adequate plan ning so that it does not present weaknesses during the process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57669
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_wcvalentim.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.