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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Lia Alcântara-
dc.contributor.authorSales, Nilson Filho de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-04-09T13:55:58Z-
dc.date.available2021-04-09T13:55:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSALES, N. F. C. Omana: criação de um tarô composto por padrões abstratos inspirados na simbologia presente nos Arcanos Maiores por meio do design de superfícies. 2020. 180 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57654-
dc.description.abstractThe origins of the Tarot can be traced back to the 14th century, where it was used only as a recreational game. The Tarot was only used as an esoteric tool for medicinal, meditative and ethereal purposes in the mid-18th century (Farley, 2009). The way people related to him, however, continued to evolve as new technologies and ways of understanding the world emerged. Today, with the advent of the internet, the Tarot is used to perform online consultations and, with the popularization of this device for a more diverse audience, it is easy to find its cards being represented with the most diverse themes, cultures and symbolic backgrounds. In this context, this research explores the possibilities of representing these classic meanings, which the Major Arcana have preserved over time, through Surface Design using their technical and theoretical repertoire to create 22 letters with abstract running patterns, each referring to their respective arcana. This process was done through the creation methodology of Munari (2000), Arroz Verde, which was used from the identification of the problem and the theoretical foundation on Tarot, Surface Design and abstraction to the development of the planned product.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTarôpt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectDesign de superfíciespt_BR
dc.titleOmana: criação de um tarô composto por padrões abstratos inspirados na simbologia presente nos Arcanos Maiores por meio do design de superfíciespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs origens do Tarô podem ser rastreadas até o século XIV, onde ele era utilizado somente como um jogo recreativo. Ele só foi utilizado como uma ferramenta esotérica para fins medicinais, meditativos e mediúnicos nos meados do século XVIII (FARLEY, 2009). A forma como as pessoas se relacionavam com ele, entretanto, continuou evoluindo conforme novas tecnologias e formas de entender o mundo iam surgindo. Hoje, com o advento da internet, o Tarô é utilizado para realizar consultas online e, com a popularização desse dispositivo para um público mais diverso de pessoas, é fácil encontrar suas cartas sendo representadas com os mais diversos temas, culturas e leques simbólicos. Nesse contexto, esta pesquisa explora as possibilidades de representação desses significados clássicos, que os Arcanos Maiores preservaram ao longo do tempo, por meio do Design de Superfície utilizando de seu repertório técnico e teórico para criar 22 cartas com estampas abstratas corridas, cada uma referente ao seu respectivo arcano. Esse processo foi feito por meio da metodologia de criação de Munari (2000), Arroz Verde, que foi utilizado desde a identificação do problema e a fundamentação teórica sobre o Tarô, Design de Superfície e abstração até o desenvolvimento projetual do produto planejado.pt_BR
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